Em mutirão na APP, aposentados(as) aprendem a realizar recadastramento exigido pela ParanáPrevidência

Em mutirão na APP, aposentados(as) aprendem a realizar recadastramento exigido pela ParanáPrevidência

Cerca de 30 educadores(as) passaram por treinamento presencial na Sede da APP-Sindicato, feito em parceria com o Instituto

Educadores(as) aposentados(as) tiveram na tarde desta terça-feira (27) a oportunidade de aprender e realizar pelo celular o recadastramento exigido pela ParanaPrevidência. Eles(as) passaram por um treinamento presencial na Sede da APP-Sindicato, feito por servidores do instituto.

“Procuramos essa parceria para contemplar nossos(as) aposentados(as), com aquele carinho, aquele amor que a gente costuma ter aqui dentro da APP-Sindicato”, disse a secretária de Aposentado da APP, Maria Adelaide Mazza Correia, aos cerca de 30 participantes do curso.

O mesmo treinamento será oferecido na quinta-feira (29), a partir das 14h, também na Sede. “Depois disso vamos avaliar se outras pessoas terão a necessidade de que a gente faça novamente”, afirma Adelaide.

O curso será oferecido também nos Núcleos Regionais de Educação em todo o Paraná. Essa programação será definida pelo ParanáPrevidência.

O presidente do Instituto, Felipe Vidigal, participou da abertura do treinamento. “Para nós é uma honra a nossa equipe poder estar aqui transmitindo a vocês como usar o celular para fazer o recadastramento”, disse. “É muito mais fácil que no recadastramento presencial. Vamos fazer o treinamento e em seguida, o recadastramento de todos vocês”, completou.

Vidigal informou que dos 129 mil aposentados do Paraná, 70 mil baixaram o app, mas só 45 mil fizeram o recadastramento. “Baixar o aplicativo é fácil. Para fazer o recadastramento precisa de mais um pouco de aptidão e é isso que a gente quer fazer aqui”, disse. 

O treinamento começou com a projeção de imagens da tela de celular num telão, mostrando o passo a passo do recadastramento. Depois disso, cada participante foi atendido individualmente para esclarecer dúvidas e concluir o processo. 

Maria Terezinha Guarezi, 74, é professora aposentada e participou do treinamento. “Graças a Deus, resolveu a minha vida. Está tudo certo. Eu tinha tentado antes e não tinha conseguido. Para mim foi uma maravilha pois eu não conseguia fazer, nem com a ajuda da minha irmã”, relatou.

O treinamento dá autonomia aos aposentados, que poderão fazer o recadastramento em 2023 sem maiores dificuldades. “Eu não me recadastrava desde antes da pandemia, por isso perdi minha senha. Aqui resolvi tudo e já sei como fazer de novo no ano que vem”, disse.

O recadastramento deve ser realizado até 31 de dezembro por todos(as) os(as) aposentados(as) do Estado. Em 2023, o procedimento passou a ser totalmente digital, por meio do aplicativo do ParanáPrevidência ou do portal da instituição, na área do beneficiário.

O Sindicato elaborou um tutorial em vídeo para auxiliar a categoria. Confira abaixo:

MENU