Em defesa do Pibid!

Em defesa do Pibid!


Ontem (15), dia do(a) professor(a), educadores(as), estudantes e comunidade escolar realizaram em todo país o Dia Nacional de Luta em defesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para promover o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores(as), privilegiando a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica.

O objetivo é antecipar o vínculo entre os(as) futuros(as) docentes e as salas de aula da rede pública. Entre as propostas do Pibid, está a de incentivar a carreira do magistério nas áreas da educação básica, que têm maior carência de professores(as) com formação específica, como ciências e matemática no ensino fundamental e física, biologia, química e matemática para o ensino médio.

A grande questão é que o programa está ameaçado pelos cortes no orçamento da Educação, do programa de ajuste fiscal do governo federal. Somente no Paraná, até o corte sofrido em julho de 2015, 16 instituições de ensino superior faziam parte do programa, com mais de 6 mil bolsistas e 450 escolas envolvidas diretamente. Cerca de 200 bolsas já foram cortadas.

Em Curitiba, houve uma mobilização no Teatro da Reitoria, promovida pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, que contou com uma palestra do professor Ítalo Modesto Dutra, da Diretoria de Currículos e Educação Integral do MEC, sobre a Base Nacional Comum.

Logo após, os(as) participantes seguiram para a Praça Santos Andrade, onde se uniram com representantes das demais Instituições de Ensino Superior de Curitiba, que também utilizam do Pibid. Coordenadores(as), supervisores(as) e bolsistas realizaram relatos sobre a importância do Pibid para a formação docente e para a educação básica.

MENU