Em debate com MPT, APP-Sindicato destaca risco de contaminação em ações da Seed APP-Sindicato

Em debate com MPT, APP-Sindicato destaca risco de contaminação em ações da Seed

No encontro mediado pelo Ministério Público do Trabalho, APP-Sindicato aponta alto risco de contaminação em função do aumento de casos de Covid-19 e bandeira laranja no estado

Educadores(as) fazem greve de fome na porta do Palácio Iguaçu - Foto: APP-Sindicato

A direção estadual da APP-Sindicato se reuniram nesta terça-feira(1), com representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) para debater a pauta da categoria. A audiência que foi mediada pelo MP-PR, teve como pauta a prova para o Processo Seletivo Simplificado (PSS), que será realizada no próximo dia 13 deste mês, a prorrogação dos contratos para Funcionários(as) de Escola e a realização da eleição para Direção Escolar.

Na ocasião, a APP-Sindicato reafirmou novamente o pedido para a não realização da prova, ressaltando o elevado número de contaminação pelo Covid-19 no estado e solicitou a

prorrogação dos atuais editais em vigor ou mesmo a realização do Processo Seletivo pelos critérios utilizados até este ano, sem a realização de prova presencial. O Sindicato cobrou também o cancelamento das eleições para diretores(as) de escola, já que a ação colocará em risco de contaminação toda a comunidade escolar, colocando em circulação no dia de votação mais de 300 mil pessoas, entre eles(as) pais e estudantes.

De acordo com a direção estadual, a Seed insiste na realização da prova para PSS, alegando que a instituição já enviou os protocolos de segurança para que sejam analisados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Fizemos a argumentação, relatamos nossa preocupação com a pandemia, o procurador que faz a mediação também pediu a secretaria que pudesse ponderar, levando em consideração a pandemia e o diretor-geral da Seed ficou de verificar novamente a situação e aguarda um posicionamento da Sesa”, completa a secretária de Finanças, Professora Walkiria Olegário Mazeto.

A APP-Sindicato salienta que com o cenário atual e o colapso da rede de saúde, a única forma de manter a segurança é o isolamento social e é de responsabilidade do governador Ratinho Jr. e do secretário da Educação, o empresário Renato Feder, adotar medidas que impeçam que mais vidas sejam ceifadas no Paraná. “Seria prudente da parte do Estado, suspender a prova, prorrogar os contratos, garantindo os empregos para Funcionários(as) de Escola no ano que vêm e suspender o processo de eleição para diretores(as) de escola”, conta a Walkiria Olegario Mazeto.

Uma próxima reunião com mediação do MPT-PR foi agendada para a próxima segunda-feira (7) e o Sindicato enfatiza que continuará lutando para que a pauta seja atendida.