Elza Soares (1930 a 2022) | APP-Sindicato

Elza Soares (1930 a 2022)

Elza Soares é o nome artístico da cantora, compositora e intérprete da MPB. Seu nome de nascimento é Elza Gomes da Conceição, nascida no dia 23 de junho de 1930. Vinda de uma família humilde carioca composta por 10 irmãos, viveu na favela da Moça Bonita (hoje é a Vila Vintém) e depois no cortiço no bairro da Água Santa. O brincar livre na rua se fez presente em sua infância.

Foi obrigada pelo pai a largar os estudos para se casar com 12 anos com Lourdes Antônio Soares, após abuso, para “limpar a sua honra”. Durante a relação, sofreu violência doméstica e sexual. Foi mãe aos 13 anos. Outro trauma foi a morte de um filho por fome. Com o marido doente, Elza começou a trabalhar fora. Após o marido se recuperar, ele a proíbe de trabalhar novamente.

Aos 21 anos, ficou viúva. Mãe solo e no desespero de ver um filho doente, inscreveu-se, incentivada por pessoas próximas, no concurso musical do programa radiofônico “Calouros em Desfile”, em meados de 1953.

Outra união que marcou  sua vida foi com o jogador de futebol, Mané Garrincha. Após escândalos de ser acusada de acabar com o casamento do futebolista, e para fugir da imprensa, mudaram-se do Rio de Janeiro para São Paulo, mas continuaram a sofrer ataques, como o impedimento de Elza fazer um show na Mangueira.

Com Garrincha, Elza teve um menino chamado Manuel Francisco dos Santos Júnior. Garrincha era alcoólatra e Elza enfrentou muitas agressões e problemas, separando-se dele após 16 anos.

De outros casamentos de Elza, formaram-se parcerias como  ser apresentada para o hip hop e outros movimentos contemporâneos da música brasileira.

Elza também deixa sua história narrada em 2020 quando foi enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel com “Elza Deusa Soares.

Faleceu aos 91 anos de idade, de causas naturais.

Músicas e características

A música a acompanhava desde a infância como seu sonho.

Da experiência, ridicularizada ao subir no palco com a pergunta: “De que planeta você é? – Elza respondeu: Do mesmo que o senhor!”. Soltou a voz e cantou “Lama” , ganhando a nota máxima.

Jeito humilde de falar e de se vestir, o talento era evidente nas participações de programas de auditório e ganhando concursos.

Elza foi desafiada por seu irmão Ino a fazer um teste para a orquestra do seu professor com uma interpretação de “Lamento”, e conquistou uma vaga no conjunto. Algumas vezes foi impedida de participar porque alguns clubes não admitiam uma cantora negra nos palcos.

Foi em 1960 que Elza conseguiu realizar seu sonho de trabalhar somente com a música. Aos poucos foi convidada para aparecer na TV, cantando o chamado jazz ácido e depois saindo por  turnês pelo mundo. Elza foi a representante do Brasil na Copa do mundo no Chile de 1962.

Em 1999, ao participar junto com grandes nomes da MPB, do  chamado “Desde que o samba é samba”, em Londres, Elza recebeu o convite da rádio BBC para participar da série “Millennium”, que contava a história dos últimos 100 anos de música no mundo. A partir daí, Elza passa a ser conhecida como a voz do milênio.

Foram 20 anos de carreira nos EUA para retornar ao Brasil e se apresentar, sentada em um trono, mostrando o seu álbum “A mulher do fim do mundo”, com canções de jovens compositores.

O último disco foi “Elza Soares & João de Aquino”, gravado desde os anos de 1990 e lançado em dezembro de 2021.

Somos Todos Iguais (1985)

[…]Me voy a Cuba a bailar, rumbándole, mire
La cubana, cuando baila, es una cosa muy loca
Yo pierdo la cabeza
Anda donde va la negrita, mire, ah
Esa felicidad, la felicidad, uy
Mira el baile
Mira, mira hombre cómo se baila, eh
Qué piernas ‘e ese compadre
Qué piernas del loco ese
Qué hombre, este loco, eh
No se puedes parar, eh
Tiene que mover siempre
Nos campos de batalha
Morre o homem, morre a flor
Nos campos de batalha
Morre o homem, morre a flor
Misturam todos os sangues
Mas o pranto não tem cor
Misturam todos os sangues
Mas o pranto não tem cor
No me gusta la guerra
É muito triste falar de guerra
Hablamos de amor, amor
Para siempre
[…]

Discografia essencial

Dicas para sala de aula

Área de Linguagens

(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)

1963 – Primeira transmissão de TV em cores pela Tupi (SP)

A TV até hoje ainda nos fascina. Mesmo com toda a tecnologia, com todas as plataformas de streaming, ela preenche os vazios de milhares de pessoas, levando informação e divertimento a todos os cantos do país.

1969 – Festival de Woodstock

Da voz rouca de Janis Joplin aos passos de Michael Jackson em Moonwalker, certos artistas norte-americanos ganharam o mundo por seu talento.

O famoso Festival de Woodstock (1969) não foi apenas “música” mas também um movimento de contracultura e protesto.

2009 – Morte de Michael Jackson

A música e a arte se despedem de Michael Jackson, apelidado de “Rei de Pop”,  no dia 25 de junho de 2009.

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)

1946 – Constituição Brasileira

Em 1946, no dia 18, foi promulgada a Constituição Brasileira, um marco da primeira experiência democrática do Brasil – chamado de Quarta República.

Constituição de 1946

1988 – João Paulo II em Havana

No dia 21 de janeiro de 1998, ocorreu uma visita histórica do papa João Paulo II em Havana, para o início da sua viagem apostólica a Cuba. Foram seis dias com muita representatividade.

João Paulo II em Cuba, Stella: momento inesquecível para a ilha

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

(Biologia, Física e Química)

2020 – Pandemia do Coronavírus

No dia 11 de março de 2020,  foi declarada a primeira pandemia do Coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 655 milhões de casos da doença foram confirmados no mundo, com 6 milhões de vítimas fatais.

Histórico da pandemia de COVID-19

Área de Matemática e suas Tecnologias

1998 – Fundação da Google

A empresa multinacional Google de softwares e serviços online fundada em 1998, na cidade norte-americana de Menlo Park (Califórnia).

1969 – Missão Apollo

Foi no dia  20 de julho de 1969 que os astronautas estadunidenses, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, pisaram pela primeira vez em solo lunar, seis horas após sua alunissagem.

Apollo 11

Isso vai fechar em 0 segundos