Neste sábado(12), a APP-Sindicato realizou Seminário para apresentar os detalhes do processo de votação das eleições que acontecem no dia 19 de setembro. Ao todo, o encontro contou com mais de 100 participantes entre funcionários(as) dos Núcleos Sindicais e representantes das Comissões Eleitorais Regionais.
O período da manhã foi dedicado à leitura do Regimento Eleitoral e ao esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos nele descritos. Na parte da tarde foram apresentadas as urnas eletrônicas que serão utilizadas no processo. Os(as) participantes tiveram a oportunidade de testar o sistema em uma votação simulada.
Essa é a terceira eleição da APP realizada totalmente de forma digital, mas, pela primeira vez serão utilizadas urnas eletrônicas próprias no processo. O presidente da Comissão Eleitoral Estadual, José Valdivino, falou sobre a preocupação com a segurança do pleito e respondeu aos questionamentos. “O papel da Comissão é acompanhar todo o processo e garantir que tudo transcorra com respeito e lisura às chapas inscritas, de forma ágil, transparente e democrática”, destacou.
Valdivino explicou ainda que o sistema de votação foi construído em software livre e que as chapas serão convocadas para examinar os programas, podendo contratar auditores(as) externos(as) para isso. O fato do sistema não precisar de internet para funcionar também minimiza de forma significativa o risco de fraude por invasão. Cada urna precisará de chaves bipartidas para abertura e fechamento da votação, uma chave ficará com o(a) coordenador(a) e a outra com o(a) mesário(a). Em caso de falha do equipamento, está prevista a substituição por urna eletrônica reserva. Só em último caso serão utilizadas cédulas de papel.
Rosana Haddad Ferreira, funcionária do Núcleo Regional de Ponta Grossa, considera que o Seminário foi bastante produtivo e contribuiu muito para o esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos e também sobre o sistema de votação. “Conseguimos discutir todas as dúvidas sobre o Regimento e esse primeiro contato com o sistema foi bastante importante”, declarou.
Jean Carlos Franzoi Dernis, que coordena a Comissão Eleitoral Regional do Núcleo Metropolitano Norte, diz ter ficado satisfeito com o resultado do seminário. “Pude conversar com a equipe responsável pelo sistema e tirar dúvidas técnicas sobre o manuseio das urnas, o que facilitou muito o entendimento”, concluiu.
A partir do dia 18 de agosto serão realizados treinamentos nos Núcleos Regionais para que coordenadores(as) e mesários(as) que irão trabalhar nas eleições possam se familiarizar com o sistema e estejam aptos(as) a operá-lo. Também serão produzidos tutoriais em vídeo para orientação de mesários(as) e eleitores(as).
Vale ressaltar que nestas eleições não será possível votar fora do Núcleo em que o(a) eleitor(a) estiver cadastrado(a). O prazo para atualização de dados através do site da APP-Sindicato termina no dia 25 de agosto.