Durante o dia, a APP-Sindicato noticiou as eleições que aconteceram em todo o Paraná. Mais de 1.400 urnas fixas e itinerantes foram utilizadas no processo eletrônico de votação realizado das 9h às 20h de hoje(19).
Com alguns problemas pontuais que não prejudicaram o andamento das votações, a eleição da APP teve acompanhamento de fiscais de todas as chapas, comissões eleitorais em diversos locais do Estado e o trabalho de auditoria contratada pelo sindicato.
O auditor Mauro Ferraz, um dos responsáveis por acompanhar a utilização da urna do Colégio Estadual Santa Cândida, explica que o processo eletrônico da eleição é seguro e transparente. “Nós fizemos os nossos trabalhos assegurando que o sistema utilizado é confiável. Analisamos todo o procedimento e acompanhamos a inicialização da votação nessa escola. O sistema foi auditado e se mostrou confiável”, explica.
O presidente da Comissão Eleitoral Estadual, José Valdivino de Moraes, destaca que as eleições contaram com o apoio de milhares de educadores. “Algumas urnas foram liberadas às 4h da manhã, já que precisavam atender lugares distantes. Muita gente trabalhando para dar conta. Como é uma atribuição das comissões regionais eleitorais, toda logística foi preparada por eles. Nós acompanhamos o processo de liberação e recepção das urnas”, explica.
Valdivino ressalta que a eleição da APP é um processo bastante complexo e que envolve milhares de pessoas. “É uma eleição bastante grande. Hoje estamos em mais de 72 mil educadores filiados à APP que tem direito ao voto. A eleição envolve em torno de 1.700 candidatos em várias instâncias para a APP-Sindicato.
As urnas foram finalizadas às 20h em todo o Estado e seguem para a apuração. Em Curitiba, a apuração será na sede estadual da APP, com início às 21h.