Nesta manhã de terça-feira (19), a distribuição das urnas de votação para o processo eleitoral da APP-Sindicato foi acompanhada por auditores, coordenadores(as), mesários(as), fiscais das chapas concorrentes e Comissão Eleitoral.
Para garantir a transparência total das etapas, os auditores contratados acompanharam às 7h30, o sorteio das escolas dos Núcleos Curitiba Sul e Curitiba Norte, na sede estadual da APP, em Curitiba (PR). Os colégios sorteados foram Professor Guido Arzua e Santa Cândida.
Divididos em duas equipes, os auditores acompanharam de perto desde a entrega das urnas, verificando todas as informações, passando para abertura dos envelopes com as chaves das urnas e das senhas bipartidas para inicializar as urnas. A primeira votação de um(a) educador(a) de cada urna também foi acompanhada. O objetivo foi verificar o funcionamento do sistema, preservando o voto secreto até que a votação se encerrasse com aviso sonoro.
O auditor Ricardo Augusto Negri, que esteve no Colégio Estadual Professor Guido Arzua, detalhou o trabalho de auditoria de TI para a confiabilidade e segurança do processo eleitoral da APP-Sindicato. “Hoje, como amostragem no dia da votação, vamos acompanhar a abertura e votação nas duas escolas selecionadas. Verificamos a abertura de uma urna pelo coordenador e mesários, a implantação das senhas para constatar a funcionabilidade da urna e de que está transcorrendo tudo bem. Registramos o primeiro voto, da diretora da escola, demonstrando também a eficácia do sistema implantado. Ao final do dia, no encerramento das eleições, às 20 horas, também acompanharemos o encerramento dessas urnas. A partir disso, vamos verificar a apuração nos Núcleos Sindicais e depois a compilação de todas as informações dos Núcleos, na APP-Sindicato, para o resultado final das eleições”, enfatiza Ricardo Negri.
Acompanhe a movimentação das eleições nos canais de comunicação da APP, com informações a qualquer momento.