Eleições 2022: não deixe para a última hora! Tire suas dúvidas sobre como votar

Eleições 2022: não deixe para a última hora! Tire suas dúvidas sobre como votar

O primeiro turno das eleições ocorre no próximo domingo (2) das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - simulação do projeto piloto com biometria no teste de integridade das urnas eletronicas - 15/09/2022

Falta pouco para o dia 2 de outubro e a participação de cada eleitor e eleitora é fundamental para exercer a cidadania e definir o futuro da educação pública, do Paraná e do Brasil. 

>> Clique aqui para receber notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

O primeiro turno das eleições ocorre no próximo domingo (2) das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília.

Separamos uma lista para você tirar suas dúvidas e garantir que não terá problemas na hora de votar. Confira:

Quais documentos preciso para votar?

Na hora da votação, o(a) eleitor(a) precisa apresentar o título de eleitor (impresso ou digital a partir do e-Título) e um documento com foto.

Caso tenha perdido o título, será possível votar apenas com o documento de identificação com foto, desde que saiba a escola eleitoral e a sessão de votação.

Serão aceitos como documentos válidos a identidade, a carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, certificado de reservista, passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe, mesmo que estejam fora do prazo de validade. Já certidões de nascimento ou de casamento, no entanto, não valem como prova de identidade na hora de votar.

O que é o e-Título?

É um aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral que permite que o(a) eleitor(a) acesse seus(suas) dados de votação. A ferramenta permite que o(a) votante confira sua zona eleitoral, além de gerar uma cópia válida do documento para ser apresentado na hora do voto. Vale lembrar que é necessário apresentar um documento com foto junto ao e-Título.

Os(as) eleitores(as) só poderão baixar, instalar e gerar o documento no aplicativo até o sábado (1º), já que no dia 2 o aplicativo ficará suspenso.

Onde descubro meu lugar de votação?

A consulta pode ser realizada no portal do TSE, pelo aplicativo e-Título e, também, pelo canal de whatsapp do TSE.

No site, acesse a consulta por nome, preencha a lacuna com o nome ou título de eleitor,  data de nascimento e o nome da mãe. Para os eleitores que solicitaram o voto em trânsito, o site TSE também disponibiliza a consulta dos locais de votação.

É importante lembrar que o TRE-PR realizou mudanças nos locais de votação. Cerca de dois mil eleitores(as) que votavam no campus Schaffer da Universidade Tuiuti foram transferidos(as) para a Faculdade Inspirar. Outros três mil e 200 que votavam no Colégio Estadual Conselheiro Zacarias foram transferidos para o Centro Redentorista Santo Afonso.

Já na cidade de Araucária, cerca de 11 mil eleitores tiveram os locais de votação alterados. As mudanças foram promovidas pelo TRE na 50ª Zona Eleitoral. Para não perder viagem acesse o site ou aplicativo e confirme o seu local de votação!

Tenho mais dúvidas, como posso esclarecê-las? 

Junto com o e-Título, outra novidade do TSE é o chatbot, um assistente virtual que te auxiliará no acesso a informações relevantes para o processo eleitoral. 

A ferramenta conhecida como “Tira-Dúvidas do TSE” conta com um menu com 16 tópicos com assuntos de interesse do eleitor como verificar o local de votação, datas do calendário eleitoral e muito mais. 

O assistente virtual também oferece um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”.

Para conversar com o assistente virtual acesse o link wa.me/556196371078 e envie uma mensagem para começar o diálogo!

Faça sua parte!

Pronto, agora que tem todas as informações em mãos, faça sua parte e decida o futuro do país. Não se esqueça que a APP fez uma lista dos(as) candidatos que apoiam a nossa categoria. Acesse o site e coloque a educação em primeiro lugar!


:: Leia mais:

:: O que pode e o que não pode nos últimos dias antes da eleição
:: Candidatos(as) do Paraná comprometidos(as) com a educação e os direitos dos(as) trabalhadores(as)
:: Escolha a Educação: conheça os(as) candidatos(as) que votam contra ou a favor da educação e os(as) educadores(as)
:: APP nas escolas: dirigentes percorrem o Paraná para dialogar com a base

MENU