No dia 20 de dezembro foi realizado, em Sibui, o 1º Encontro de Educação do Campo nas Ilhas. O evento foi organizado pelas comunidades de pescadores(as) artesanais e caiçaras das ilhas de Guaraqueçaba. O encontro contou com a parceria do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Litoral do Paraná (Mopear), e apoio da APP-Sindicato Paranaguá, Escolas das Ilhas, IFPR Campus Paranaguá, UFPR Litoral, organizações que compõe e a Articulação do Litoral por uma Educação do Campo – Arleca.
Na ocasião, foi promovida a última etapa do Curso de Formação de Educadores do Campo, organizado pelo IFPR Campus Paranaguá, motivo pelo qual foram apresentados os trabalhos de conclusão dos(as) educandos(as) na forma de Planos de Ensino do Campo.
Participaram do Encontro cerca de 50 pessoas, dentre educadores(as) do campo, pais, mãe, estudantes e lideranças do movimento, além de representantes de instituições de ensino e da Defensoria Pública do Paraná.
A escolha de Sibui como local do evento se deve à luta das comunidades para evitar o fechamento dessa escola iniciado em janeiro de 2015. Naquele momento, a mobilização da comunidade garantiu a permanência da escola aberta, além de outras conquistas para as escolas das ilhas.
O principal encaminhamento do Encontro foi a criação de um coletivo de Educação do Campo para as ilhas em 2016, que terá a finalidade de monitorar a situação das escolas das ilhas, pensar formação e mobilização das comunidades e educadores(a), além e garantir a aplicação da legislação da educação do campo pelo poder público municipal, estadual e federal junto às ilhas.
Texto com informações do IFTPR, Campus Paraná, e Núcleo Sindical de Paranaguá.