Encerrou-se na manhã de hoje(29) a VII Conferência Estadual de Educação da APP-Sindicato. Em plenária final, os(as) educadores(as) debateram as propostas dos(as) trabalhadores(as) para a educação pública do Paraná, expressas no Caderno da Conferência e na Carta da Conferência. Os textos de ambos os documentos serão divulgados e disponibilizados no site da APP, assim que passarem pelas revisões necessárias feitas pela assessoria técnica do Sindicato.
A secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Walkiria Mazeto, destaca que esses documentos são construídos de forma democrática, passando por debates regionais e estadual, com participação de milhares de educadores(as). “A Conferência tem como resultado final as propostas dos trabalhadores em educação do Estado para a educação pública no Paraná. O que os professores e funcionários desejam para a educação pública está presente nesses documentos. São documentos públicos que nós apresentamos à comunidade em geral e também utilizaremos no próximo debate com os candidatos ao governo do Estado”, explica Walkiria.
Já no encerramento da plenária, o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, resgatou o tema da VII Conferência e falou sobre diversas nações que investiram na educação pública, promovendo uma intensa mudança social. “A educação pública não está à venda. Se o Brasil pretende se desenvolver para promover a justiça social para o seu povo, é no chão da escola que começa. Não é possível que a gente assista essa mercantilização da escola avançando e não afirme a nossa bandeira que é: escola pública, laica, de qualidade para todas e todos”, ressaltou o presidente.
Ainda nesse sábado, os(as) educadores(as) participarão da Assembleia Estadual da APP, em Curitiba, às 14h30.
Confira o vídeo da secretária Educacional da APP sobre a Conferência: