Edital traz a relação das 50 escolas em que Ratinho Jr. quer impor o modelo cívico-militar

Edital traz a relação das 50 escolas em que Ratinho Jr. quer impor o modelo cívico-militar

Governador mudou a legislação para ter o poder de decidir sobre a militarização mesmo nos casos em que a comunidade não comparecer em número suficiente para votar

Legenda: Estudantes do Colégio Estadual Ivo Leão, em Curitiba, protestaram contra a possibilidade de militarização da escola - Foto: Bruna Durigan / APP-Sindicato - Arquivo

A Secretaria da Educação (Seed) formalizou na última sexta-feira (31) o documento que traz a relação dos colégios estaduais que passarão por consulta à comunidade para decidir sobre a adesão ou não ao Programa Colégios Cívico-Militares do Paraná. O Edital 125/2025 – GS/SEED ainda não foi publicado no Diário Oficial do Estado, mas a APP-Sindicato teve acesso à íntegra do documento que é assinado pelo secretário da Educação, Roni Miranda, e o nome de 50 escolas ameaçadas.

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

A edição do edital ocorre após a aprovação de alterações na legislação para que o governo possa decidir pela militarização mesmo em casos em que não houver quórum para aprovar a mudança, tornando a votação uma falsa consulta.  Ainda de acordo com o texto do edital, a consulta será realizada nos dias 17 e 18 de novembro de 2025, sem tempo suficiente, portanto, para que as comunidades envolvidas tomem conhecimento e debatam o assunto. Confira no final da matéria a relação das escolas.

>> Leia também: Governador Ratinho Jr. quer aprovar “cheque em branco” para militarizar mais escolas no Paraná

“Nós somos contrários à militarização das escolas, considerando que a educação não é caso de polícia. Temos que romper com esta ideia de que a gente precisa da Polícia para colocar ordem ou garantir segurança nas nossas escolas”, comenta a presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto.

A dirigente destaca que, no modelo cívico-militar, o governo paga R$ 5,5 mil por mês para os militares aposentados ficarem no pátio da escola, valor que é acrescido à aposentadoria que já recebem e pontua que os policiais não têm preparo pedagógico para mediação com os(as) estudantes. O valor é maior que o salário inicial pago aos(às) professores(as) e funcionários(as) de escola, que possuem formação para interagir com os(as) estudantes.

“O número de denúncias de assédios ou mesmo de agressões aos estudantes cresceram enormemente, principalmente nessas escolas. Nós temos que tratar isso como um desvio da função pedagógica da escola. Então esses profissionais não têm que estar lá. O trabalho pedagógico precisa ser feito pelos trabalhadores da educação. Nós temos capacitação e condição para isso. É preciso para com essa paranoia de ampliação desse programa”, complementa.

>> Edital 125/2025 – GS/SEED

:: Confira abaixo a relação das escolas ameaçadas pela militarização

NRE  APUCARANA  

APUCARANA:  FRANCISCO A SOUSA, E E PROF -EF

SABÁUDIA: HERMINIA R. LUPION, CE -EF M PROFIS 

ARAPONGAS:  IVANILDE DE NORONHA, C E -EF M PROFID 

 

NRE CAMPO MOURÃO  

ENGENHEIRO BELTRÃO: ANTONIO VIEIRA, C E PE -EF M 

 

NRE CASCAVEL  

CAFELÂNDIA: ALBERTO S DUMONT, C E -EF M N PROFIS 

CASCAVEL: ANDREIA NERES DOS SANTOS, C E PROFA -EFM 

VERA CRUZ DO OESTE: PARANAGUÁ, C E MQ DE – EF M PROFIS 

 

NRE CIANORTE  

JAPURÁ: RUI BARBOSA, C E -EF EM PROFIS 

CIANORTE: SÃO TOMÉ  SANTOS DUMONT, C E -EM N 

 

NRE CORNÉLIO PROCÓPIO  

ASSAÍ:  CARRAO, C E CONS -EF M 

 

NRE CURITIBA  

CURITIBA: BENTO MUNHOZ DA ROCHA, C E – EF M PROFIS 

CURITIBA: DOMINGOS ZANLORENZI, C E – EFM PROFIS 

CURITIBA: GABRIELA MISTRAL, C E -EF M 

CURITIBA: GUIDO STRAUBE, C E PROF -EF M PROFIS 

CURITIBA: IVO ZANLORENZI, E E MONS -EF

CURITIBA: JOAO PAULO II, C E -EF M 

CURITIBA: JOSÉ GUIMARÃES, C E PROF – EM PROFIS 

CURITIBA: LOUREIRO FERNANDES, C E PROF -EF M PROFIS 

CURITIBA: MARIA PEREIRA MARTINS, E E – EF

CURITIBA: SANTOS DUMONT, C E – EF M 

CURITIBA: JOSE BUSNARDO, C E – EF M 

 

NRE DOIS VIZINHOS  

DOIS VIZINHOS: JOSÉ DE ANCHIETA, C E – EF M 

 

NRE FOZ DO IGUAÇU

FOZ DO IGUAÇU: CATARATAS DO IGUAÇU, C E – EF M 

SANTA TEREZINHA DE ITAIPU: ARCANGELO NANDI, C E -EF M PROFIS 

 

NRE FRANCISCO BELTRÃO

MARMELEIRO: MARMELEIRO, C E DE -EF M PROFIS 

 

NRE GUARAPUAVA  

GUARAPUAVA: MARIA DE J P GUIMARÃES, C E PROFA, EF M 

GUARAPUAVA: PALMEIRINHA, C E DO C DE -EF M PROF 

 

NRE IVAIPORà 

IVAIPORÃ: BENTO MUSSURUNGA, C E – EF M 

 

NRE JACAREZINHO

JACAREZINHO: JOAQUIM TÁVORA  MIGUEL DIAS, C E -EF M PROFIS 

ABATIA: RUI BARBOSA, C E – E F M PROF 

 

NRE LARANJEIRAS DO SUL  

LARANJEIRAS DO SUL: JOSÉ MARCONDES SOBRINHO 

 

NRE LOANDA  

LOANDA: LAMARTINE R SOARES, C E DR – EFM

ITAÚNA DO SUL: MACHADO DE ASSIS, E E E -F

 

NRE MARINGÁ  

PAIÇANDU:  IZABEL, C E PRINC -EF-M

MARINGÁ : MARCO A PIMENTA, C E -EF M 

LOBATO : OSVALDO ARANHA, E E – EF

 

NRE PARANAGUÁ   

ANTONINA: ROCHA POMBO, C E – EF M P 

GUARATUBA:  ANIBAL KHURY, E E DEP -EF

PARANAGUÁ : JOSE BONIFÁCIO, C E – EF M PROFIS 

PONTAL DO PARANÁ : MARIA HELENA T. LUCIANO, C E PROF EF M P 

PARANAGUÁ : VIDAL VANHONI, C E PROF -EF M 

PARANAGUÁ : ZILAH DOS S BATISTA, C E PROFA – EF M P 

 

NRE PARANAVAÍ

NOVA ESPERANCA: FRANCISCO P X LOPES, E E CON – EF

 

NRE PONTA GROSSA  

PONTA GROSSA:  MENELEU DE ALMEIDA TORRES, C C E PROF EF M PROFI 

PONTA GROSSA: INSTITUTO ED. E. PROF. CESAR P MARTINEZ EF M 

PONTA GROSSA: KENNEDY, C E PRES -EF M PROFIS 

PONTA GROSSA: MONTEIRO LOBATO, E E -EF

 

NRE TOLEDO

TOLEDO:  NOVO SARANDI, C E EF M 

 

NRE UMUARAMA 

UMUARAMA:  NEIVA PAVAN M GARCIA, C E -EF M PROFA 

UMUARAMA:  PEROLA  NESTOR VICTOR, C E -EF M N PROFIS   

 

:: Leia também

>> Militarização de escolas em 2023 extingue 129 turmas de ensino noturno no Paraná e abandona milhares de estudantes

>> Constituição não autoriza comunidade escolar a decidir sobre militarização de escolas, alerta especialista

>> “Parece uma prisão”: estudantes denunciam práticas abusivas em escolas cívico-militares no Paraná

>> Militar faz ataque machista contra professora e dirigente da APP em escola cívico-militar de Apucarana

>> 44 escolas dizem não à militarização e sim à gestão democrática

>> Lista de colégios com os maiores Ideb da rede estadual não tem nenhum cívico-militar

>> Governo Ratinho Jr. decide fechar as portas para educação de jovens e adultos em nove escolas de Curitiba

>> “Vou abrir mão do meu sonho”; encerramento da EJA no João Paulo II obriga estudante a abandonar ensino médio

>> Reportagem do Plural escancara farsa do Ideb de escolas cívico-militares

>> Nova onda de militarização de Ratinho Jr. prevê abandonar 8 mil estudantes do ensino noturno

>> Escolas cívico-militares acentuam autoritarismo e desigualdades, aponta dirigente da APP em debate sobre violência na escola

>> Abuso de autoridade de PM no CEP expõe despreparo de militares para atuarem no ambiente escolar

>> ONU recomenda o fim e a proibição das escolas militarizadas no Brasil

>> Oposição vai ao STF contra a criação das escolas cívico-militares do Paraná

>> Ação judicial que pode acabar com os colégios cívico-militares no Paraná avança no STF

MENU