Dois mil inscritos(as) participam do curso “Reforma do Ensino Médio e BNCC: Qual Ensino Médio?” APP-Sindicato

Imagem: Arquivo/Agência Brasil

O Curso “Reforma do Ensino Médio e BNCC: Qual Ensino Médio?” recebeu alta adesão de inscritos. O programa que é uma parceria entre a APP-Sindicato, Observatório do Ensino Médio e o NESEF da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conta com cerca de 2 mil pessoas inscritas, o que ressalta a importância de debater esta temática.

De acordo com as informações da organização, entre os(as) inscritos(as) participam Professores(as) e Pedagogos(as), Funcionários(as) de Escola, além de estudantes e comunidades escolares, abrangendo 232 municípios no Paraná e 28 municípios em outros dez Estados, mais o Distrito Federal. As inscrições já foram encerradas, mas a organização avalia que uma reedição pode ser ofertada futuramente.

Os participantes têm acesso a um material de apoio, que conta com textos, vídeos e um roteiro de estudos. O conteúdo é disponibilizado em um link, o qual é enviado ao e-mail do inscrito e a certificação é emitida após a conclusão das atividades, mediante o envio das atividades sobre os quatro blocos do curso.

Curso aborda tema importante

A formação tem o objetivo de capacitar e oferecer uma formação para os(as) participantes e tem como eixo central situar os(as) profissionais da educação do Paraná e comunidade sobre a reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e no Paraná. A coordenadora Estadual do Departamento de Pedagogos(as) da APP-Sindicato, Aline Carissimi, afirma que o curso aborda pontos importantes para fomentar o debate sobre as reformas. “Dentro do curso tratamos temas como a Lei 13.415/17 (Lei da Reforma do Ensino Médio), as Normatizações exaradas pelo Conselho Nacional de Educação CNE e o processo de tramitação da reforma do ensino médio no Paraná, além da discussão sobre a privatização do ensino médio”, conta Aline Carissimi.

A Professora ressalta que o tema deve ser debatido, pois o BNCC é a estrutura do currículo educacional brasileiro. “Este curso é uma ferramenta importante na formação de nossas reflexões sobre as políticas de atendimento educacional da juventude brasileira e também permite um aprofundamento sobre as tendências em curso sobre nossa realidade profissional. A APP-Sindicato entende ser fundamental esse conhecimento e debate em cada escola da nossa rede pública. Nossos(as) participantes poderão realizar um debate qualificado sobre os temas no interior das escolas, essa é a nossa intenção”, destaca a coordenadora.

O Curso foi elaborado para ser acompanhado de forma totalmente digital, para que a saúde dos participantes não seja colocada em risco durante o período de pandemia. Os inscritos que não receberam o link, podem acessar aqui ou enviar um e-mail para o endereço [email protected]. A mensagem deve conter o nome completo do inscrito e município em que reside.

Confira o cronograma do Curso:

Atividades do Bloco 1 – até: 20 de maio

Atividades do Bloco 2 – até: 24 de maio

Atividades do Bloco 3 – até: 30 de maio

Atividades do Bloco 4 – até: 06 de junho

Acesse aqui o Drive com os materiais do curso