Dois meses após resultado final, IBFC muda gabarito de educação física; APP pede anulação da questão

Dois meses após resultado final, IBFC muda gabarito de educação física; APP pede anulação da questão

Alteração em resposta fez com que participantes fossem desclassificados meses após o resultado

Candidatos(as) às vagas de educação física do concurso público da rede estadual de educação foram surpreendidos(as) na última terça-feira (17) com uma retificação do resultado da prova objetiva, que havia sido publicado há dois meses. 

A mudança no resultado da questão 22 eliminou educadores(as) que estavam, anteriormente, aprovados(as). Da mesma forma, classificou outros(as) que não haviam sido habilitados(as).

“As alterações foram um choque. Me sinto lesado e enganado”, conta um dos participantes prejudicados pela mudança de última hora. O candidato, que não quis se identificar, atuou como PSS e há anos aguardava a realização do concurso. “Me dediquei aos estudos por meses para alcançar meu objetivo. Jamais imaginei que isso poderia acontecer tão tardiamente”, lamenta.

Nesta quarta (18), a APP-Sindicato enviou ofício à Secretaria da Administração e Previdência (Seap) solicitando a anulação da questão ao invés da mudança do gabarito para assegurar que a pontuação seja concedida a todos(as).

“Desde o início defendemos que não haja retificação do resultado do gabarito, mas sim que a banca realize a anulação de tais questões para evitar prejuízos aos(às) candidatos(as)”, afirma Élio da Silva, coordenador do Departamento de PSS da APP-Sindicato.

No ofício, a APP expressa repúdio à modificação após o período destinado a recursos e passados meses da divulgação do resultado final. “É de extrema irresponsabilidade da banca gerar tamanha insegurança jurídica, descumprido suas próprias regras”, pontua o texto.

>> Acesse a íntegra do ofício da APP

“A Administração Pública não está observando o direito adquirido de quem já estava como aprovado na prova objetiva e discursiva, desclassificando assim grande número de candidatos que já tinham inclusive classificação formada”, prossegue o ofício.

Leia também:

>> Resultado preliminar das provas práticas e de títulos e links para recurso 

 

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU