O Ministério da Educação (MEC) abrirá 500 vagas de licenciatura para professores e professoras das redes públicas do país que não possuem curso superior e 210 vagas para os(as) docentes que lecionam em área diferente da sua formação. As vagas fazem parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que incentiva a educação superior, gratuita e de qualidade, para professores(as) em exercício na rede pública de educação básica, para que estes(as) possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Com duração de quatro anos, o curso da primeira licenciatura inclui 400 horas de estágio supervisionado e é voltado a docentes que exercem atividade do magistério na rede pública. Já o curso da segunda licenciatura tem duração entre dois anos e dois anos e meio e é direcionado a professores e professoras que lecionam há pelo menos três anos na rede pública em área diferente da sua formação.
A pré-inscrição deve ser feita entre 20 de janeiro de 2015 e 13 de março na Plataforma Freire (CAPES). Os cursos terão início em julho do ano que vem.
Fonte: Educação Pública, Eu Apoio