Diretoria Atual

Diretoria Atual

Walkiria Olegário Mazeto
Presidenta

Professora de geografia, trabalhou na rede municipal e estadual em Engenheiro Beltrão e Campo Mourão, onde foi diretora de escola. Atuou na secretaria Educacional da APP e conduziu estudos e ações em defesa do Ensino Médio, da Educação Especial e da EJA. Além da experiência pedagógica e sindical, Walkiria participa da Marcha Mundial das Mulheres e do Fórum Paranaense de Direitos Humanos.

 


Celso José dos Santos
Secretário Geral

Professor de matemática e ciências, em Paranavaí, é advogado e diretor estadual da CUT-PR. É o atual secretário de Assuntos Municipais da APP. Celso é conselheiro estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná. Participa da coordenação do Coletivo de Combate ao Racismo da CNTE, representando a região Sul.

 


Élio da Silva
Secretário de Finanças

Professor PSS de Língua Portuguesa no Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo em Colombo, Élio é formado em Filosofia e Letras Português. Acadêmico no Curso de Pedagogia e mestre em Tecnologia e Sociedade. Se especializou em Filosofia da Educação, Ética e Política; Educação das Relações Étnico-raciais. Foi dirigente Sindical no NS Metropolitano Norte de 2017-2021. Atuou na coordenação do Departamento Estadual de PSS da APP-Sindicato de 2019-2021. Secretário de Finanças da APP-Sindicato Estadual.


Simone Regina Checchi
Secretária de Administração e Patrimônio

Agente educacional formada em Gestão Pública e Secretaria Escolar pelo Profuncionário. Atuou em Palotina e Toledo em diferentes escolas, como CE Esperança Favaretto Covatti, CE Jardim Gisele e CE Barão do Rio Branco. Foi Conselheira do FUNDEF em Polotina, participa da APMF e, em 2014, integrou a CONAE como representante de pais e mães de estudantes. Simone integrou o Conselho Estadual da APP, em 2013.

 


Silvana Prestes Rodacoswiski
Secretária de Organização

Agente Educacional II, trabalha na secretaria e na Biblioteca dos Colégios Santa Felicidade e Anibal Khury. Está se formando em gestão pública. Silvana milita em movimentos sociais desde a juventude e é filiada a APP-Sindicato desde 2000. Participou da elaboração do Plano de Carreira dos funcionários(as) QFEB e das lutas para a implementação do mesmo.

 


Maria Adelaide Mazza Correia
Secretária de Aposentados(as)

Maria Adelaide é professora efetiva do Estado desde 1970, filiando-se tão logo assumiu o cargo, e formada em Matemática. Sempre militou e participou das lutas da APP. De 2011 a 2014, foi secretária de Aposentados(as) do Núcleo Sindical Curitiba Norte. Por oito anos representou a APP no Conselho Estadual dos Direitos do Idosos.

 


Marcia Aparecida de Oliveira Neves
Secretária de Assuntos Municipais

Foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (SISPPMUG). É professora de educação física. Foi diretora no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, conselheira Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e integra a Marcha Mundial das Mulheres.

 


Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves
Secretário Executivo de Assuntos Municipais

 

 

 


Vanda do Pilar Santos Bandeira Santana
Secretária Educacional

Professora de história, tem 26 anos de trabalho na rede pública estadual. Lecionou nos Colégios Professora Maria Arminda e Centro de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado, no litoral. Em Curitiba, trabalhou nos Colégios Cecília Meireles, Lysímaco Ferreira da Costa e Julia Wanderlei. Tem experiência na coordenação de cursos. Já coordenou a Secretaria Geral da APP.

 


Nádia Aparecida Brixner
Secretária Executiva Educacional

Nádia é agente educacional II em União da Vitória. Ingressou na rede pública em 2007 e trabalhou nos Colégios Pedro Araújo Neto e São Francisco, em General Carneiro e nos Colégios Túlio de França, São Domingos e Pedro Stelmachuk, em União da Vitória. Nádia está à frente da Secretaria de Funcionários(as) da APP, é formada em Multimeios Didáticos, pelo Profuncionário, e participa da direção estadual da CUT.

 


Sidineiva Gonçalves de Lima
Secretária de Formação Política Sindical e Cultura

Formada em Educação Física pela UEL, Ciências Sociais pela Universidade Metodista e pedagogia pela Uninter. Pós-graduada em Metodologia e Didática de Ensino(FAFI/UENP-1996) e Fisiologia do Exercìcio (Unopar-2008). Atua como professora em Cornélio Procópio desde 1996.Foi dirigente do Núcleo Regional da região e presidenta do NS por duas gestões (2008 a 2014). Atualmente trabalha no município de Londrina.

 


Cleiton Costa Denez
Secretário Executivo de Formação Política Sindical e Cultura

Professor de geografia, começou a lecionar em 2006, como PSS. Em 2009, ingressou para rede no curso e assumiu aulas no Colégio Estadual D. Pedro I, onde foi diretor. É de Lidianópolis, município do Núcleo Sindical de Ivaiporã. Foi Secretário de Assuntos Municipais da APP durante dois mandatos.

 


Daniel Nascimento Matoso
Secretário de Comunicação

Formado em Letras Português-Inglês pela UNIOESTE CASCAVEL, com Especialização em Administração Pública, Pós Graduacão em Realidade Brasileira, e Especialização em Educação Especial – Atendimento às Necessidades Especiais. Professor concursado QPM – Padrão de Língua Inglesa. Atuou no movimento estudantil secundarista. Representante de Bbase ao Conselho Estadual da APP Sindicato pelo NS Cascavel de 2013 a 2017 e presidente do NS Cascavel na Gestão 2017-2021.


Cláudia Gruber
Secretária Executiva de Comunicação

Formada em Letras-Português pela PUC-PR, especialista em Gestão Escolar e Literatura Brasileira (PUC-PR); mestra em Estudos Literários pela UFPR. Professora de Português na rede estadual desde 1991 até a presente data no NS Ctba Sul. Participou da diretoria regional do antigo NSCRM; da direção estadual da APP entre 1999-2002 como secretária de ADM; Também integrou o Conselho do Magistério por dois mandatos. Além de ter sido representante de escola e representante de base por diversas ocasiões


Ralph Charles Wendpap
Secretário de Sindicalizados(as)

Professor de artes desde 1989. Leciona no Colégio Paulo Leminski em Curitiba e atuou no Núcleo Regional de Educação (NRE). Ralph coordenou o programa Leite das Crianças, em Curitiba (Fome Zero) e teve participação na equipe que reformulou o modelo de estatuto das APMFs do Paraná. Na última gestão, conduziu a Secretaria de Saúde e Previdência e estudos sobre assédio moral no ambiente de trabalho.

 


Marlei Fernandes de Carvalho
Secretária de Assuntos Jurídicos

Pedagoga e professora de Língua Portuguesa da rede estadual. Mestra em Políticas Públicas, coordenadora do Fórum de Entidades Sindicais (FES) e atual vice-presidente da CNTE pelo segundo mandato consecutivo.
Presidiu a APP-Sindicato de 2008 a 2014.

 


Taís Adams Gramowski
Secretária de Política Sindical

 

 

 


Jussara Aparecida Ribeiro
Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos

Formada em Educação Física, Jussara é professora da rede estadual do município de Francisco Beltrão. Foi representante de base no Núcleo Sindical da cidade e fez parte da direção no mesmo núcleo por dois mandatos. 

 


Elizabete Eva Almeida Dantas
Secretária de Funcionários(as)

Iniciou como CLT com 20 horas no Colégio Supletivo Teotônio Vilela em Sertanópolis, em 1995. No ano 2000 ingressou na Escola Estadual Monteiro Lobato. Foi diretora da escola entre 2012 e 2020, quando o colégio tornou-se cívico-militar. É sindicalizada desde 1998, engajando-se nas lutas pelos planos de carreira de professores(as) e funcionários(as). É formada em Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia, com pós-graduação em Gestão e Educação Especial.


Margleyse Adriana dos Santos
Secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+

Formada no magistério e em pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa, Margleyse é professora da Lapa desde 1996. Coordenadora do Projeto Formando Cidadão e Diretora de CMEI. Em 2012 iniciou a carreira no Estado como pedagoga. Em 2018 eleita como Dirigente Sindical na secretaria executiva Educacional, participou de muitas lutas tanto no estado quanto no município.

 


Clau Lopes
Secretário Executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+

Clau Lopes é pedagogo e professor de Arte contratado no regime PSS, trabalha no CE Eurides Brandão em Curitiba, onde coordena um grupo de teatro, o Teatrando na Escola, voltado para estudantes da rede pública. O professor busca, por meio da arte, promover os conceitos de igualdade na escola e na comunidade. Na última gestão, participou como dirigente regional do Núcleo Sindical Curitiba Sul.

 


Celina do Carmo da Silva Wotcoski
Secretária de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo

Celina é a primeira Agente Educacional I a assumir a frente de uma Secretaria da Direção Estadual da APP-Sindicato. É merendeira, formada em gestão pública pela UFPR, cursou o Profuncionário e milita na Marcha Mundial das Mulheres.

 


Tereza de Fátima dos Santos Rodrigues Lemos
Secretária de Saúde e Previdência

Professora de português no Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba. Lecionou, em Cascavel, nos colégios estaduais Merilis Farias Pirotelli e São Cristóvão. Na região, foi representante da APP na escola e liderou grupos como: Associação de Moradores, Movimento Popular de Mulheres e Pastoral de Juventude. Presidiu Núcleo Sindical Curitiba Norte por duas gestões. Na direção estadual, foi Secretária de Organização entre 2014 e 2017.

 


Nilton Aparecido Stein
Secretário Executivo de Saúde e Previdência

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), habilitado em Filosofia e História, na modalidade de Licenciatura Plena. Pós-graduado em especialização em Pedagogia Escolar e Magistério Superior. É professor da rede estadual de Jacarezinho, onde também foi presidente do Núcleo Sindical.

MENU