Na manhã de hoje (05), diretores e diretoras de escola, dos Núcleos Sindicais de Curitiba e Região Metropolitana estiveram reunidos(as) na sede estadual da APP-Sindicato para debater uma ação conjunta em relação às faltas do dia 29 de abril.
O governo está pressionando os(as) diretores(as) para que eles(as) encaminhem as faltas de todos(as) os(as) professores(as) e funcionários(as) que fizeram a paralisação no dia 29, como explica a secretária de Organização da APP, professora Tereza Lemos. “Nós não concordamos com isso e tiramos aqui uma posição unânime, que nenhum diretor e diretora vai mandar falta. Até porque nós entendemos que é ilegal o que o governo está fazendo. A categoria tem o direito de fazer a manifestação e o direito de fazer a reposição do dia letivo”.
Além disso, foi um espaço também para tirar algumas dúvidas jurídicas que os(as) diretores(as) trouxeram. Reuniões como esta estão acontecendo em todo estado. A orientação da APP é para que todos os Núcleos Sindicais façam, o quanto antes, reuniões com os(as) diretores(as) em suas regionais para unificar as ações.
Está prevista também uma próxima reunião, ainda sem data, sobre a precariedade em que as escolas se encontram. “As nossas escolas, hoje, não enfrentam só o problema da falta do dia 29, mas tem falta de professor, de funcionário, falta de merenda, tem o problema do fundo rotativo, tem o porte de escolas, tem mil problemas que a gente precisa debater com o conjunto de diretores e diretoras. Mas tendo em vista a pressa que eles tinham hoje de resolver a questão do RMF, não deu tempo de discutir tudo. Por isso, em um outro momento, vamos chamar os diretores para um debate mais aprofundado sobre esses temas que angustiam tanto os educadores no estado do Paraná”, conclui a professora.