Pouco mais de um mês após o final da greve histórica da categoria, diretores(as) e diretoras(as) de escola ainda sofrem com condições inadequadas de trabalho. A APP-Sindicato buscou ouvir esses profissionais em uma manhã de análises sobre os desdobramentos da greve. O balanço tem como objetivo detalhar a implementação dos pontos da pauta da greve, organizar ações efetivas para a implantação do Plano Estadual de Educação e debater sobre as eleições de diretoras(as).
O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, explica a iniciativa: “Nós já desenvolvemos este espaço de reuniões regulares com diretores e diretoras para conhecer e trocar informações sobre o dia a dia nas escolas. Depois da greve, esta é a primeira [reunião] com este coletivo que representa Curitiba e Região Metropolitana. A APP entende que é muito importante fazer uma avaliação deste período e dos encaminhamentos da greve e tirar uma organização para os próximos dias”, avalia.
Os apontamentos da reunião serão base para a organização da assembleia estadual da APP que acontece no próximo dia 25, em Londrina. A secretária geral da APP, professora Vanda Santana complementa que os exemplos e falas trazidas pelos(as) diretores(as) são fundamentais para construir a organização das defesas que a APP precisa fazer pela categoria. “Este é um momento de avaliar a conjuntura e delinear as pendencias para assim apontar o que precisa ser feito daqui pra frente”, complementa a secretária.
Afim de dinamizar o debate da pauta educacional que envolve diretamente as direções das escolas foram definidos encontros mensais do coletivo.