Diretor-geral da Seed confirma meta de aprovar reestruturação da carreira QFEB ainda em 2023; implantação será no próximo ano

Diretor-geral da Seed confirma meta de aprovar reestruturação da carreira QFEB ainda em 2023; implantação será no próximo ano


:: Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Dar celeridade à proposta de reestruturação da carreira QFEB com o objetivo de aprová-la na Assembleia Legislativa ainda neste ano. Segundo o novo diretor-geral da Seed, João Luiz Giona Junior, esta é uma das metas prioritárias definidas pelo secretário Roni Miranda.

Na manhã desta sexta-feira (10), a direção estadual da APP realizou a sua primeira reunião com o diretor, que assumiu o posto no lugar de Louise Löw. A valorização dos(as) agentes educacionais esteve no centro da pauta levada pelo Sindicato.

Pela APP, participaram da reunião a presidenta Walkiria Mazeto e as secretárias Vanda Santana, Silvana Prestes e Margleyse Santos, além do economista e assessor Cid Cordeiro

“Nos debruçamos neste tema desde o início do ano. Estabelecemos um grupo de trabalho com a Seed e fizemos diversos exercícios para fazer justiça aos(as) funcionários(as)”, disse Walkiria Mazeto, presidenta da APP, na abertura da reunião.

“Mas o ano está acabando e este tema ficou pendente. Precisamos de respostas”, complementou.


Justo e necessário

João Giona reconheceu que as alterações são justas e necessárias, e relatou que as negociações estão avançadas com as demais secretarias envolvidas, mas a proposta final ainda depende de ajustes.


O plano é protocolar o projeto junto à Secretaria de Administração e Previdência (Seap) apenas com a certeza da aprovação. Após o aval da Seap, da Fazenda e do governador, a proposta deve passar por votação na Assembleia Legislativa (Alep).

Questionados pela APP, interlocutores do governo na Alep afirmam que o projeto será aprovado assim que chegar à casa. Mas sua implementação efetiva deve ocorrer em 2024. O mês ainda é incerto devido aos prazos para adequação da folha.


O diretor-geral também reafirmou os princípios defendidos pela APP; ganho para todos os níveis – tanto para Agentes I quanto para Agentes II – e possibilidade de avanço na carreira.

Ao término da reunião, Walkiria também apresentou a pauta dos(as) professores(as) aposentados(as) sem paridade, que não receberam o percentual relativo ao Piso em 2023. Giona discutirá o tema com as demais secretarias.

Proposta

Como há definições pendentes, a APP não teve acesso à proposta final. Assim que ela for apresentada pela Seed, o Sindicato fará ampla divulgação.

Em live na última semana, Walkiria Mazeto e Elizabeth Almeida, secretária de Funcionários(as), apresentaram o histórico do debate com a Seed e as últimas propostas discutidas com a Secretaria. Confira a íntegra da transmissão abaixo:

Entre os pontos de incerteza, está a proposição de uma tabela diferenciada para os(as) Agentes I, uma vez que a proposta aprovada para os(as) QPPE é considerada muito inferior ao esperado.

O Sindicato também cobra da Seed uma devolutiva a respeito da fórmula de enquadramento proposta ao grupo de trabalho. Confira, abaixo, os slides apresentados com a contextualização do debate e as tabelas salariais.

Para melhor visualização, baixe os slides em PDF aqui


Isso vai fechar em 5 segundos

MENU