Direção estadual se reúne com Seed para debater o Meet e atualização dos PPPs e PPCs

Direção estadual se reúne com Seed para debater o Meet e atualização dos PPPs e PPCs

Sindicato reforça que saúde mental e melhoria nas condições de ensino e aprendizado devem ser prioridade do período atípico para toda sociedade

 

Na manhã desta quinta-feira (20), dirigentes da APP-Sindicato se reuniram de forma virtual com o diretor de educação da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (Seed), Roni Miranda Vieira, para tratar do tema da permanência dos professores(as) e estudantes nas atividades remotas, especialmente os Meets.

A direção estadual da APP reafirmou que as condições de pressão e desgaste gerados pela forma como o Meet vem sendo imposto e utilizado, compromete o processo de ensino e aprendizagem. O diretor de educação afirmou que ajustes e orientações já estão ocorrendo permanentemente e que houve redução das reclamações. Vieira ressaltou que tem orientado diretores(as) das escolas sobre as possibilidades de trabalhos diferenciados como seminários e trabalho conjunto entre professores(as) e afirmou que as direções têm autonomia na organização do trabalho pedagógico juntamente com as equipes.

A APP-Sindicato ressaltou a necessidade de avaliar as orientações da Seed sobre o uso do Meet pois não é possível continuar a produzir um modelo presencial de forma remota. O Sindicato reforçou ainda a necessidade de uma assessoria de especialistas nas áreas da aprendizagem e saúde mental, diante do eminente desgaste emocional e mental dos estudantes e professores(as).

“É preciso uma orientação clara da Seed garantindo a autonomia pedagógica das escolas e professores no processo de ensino e aprendizagem. A direção da APP- Sindicato vem denunciando a forma invasiva sobre a vida privada de professores, professoras e estudantes que essa proposta aplicada pelo governo acarreta. A pressão por câmeras abertas, a padronização de modelos quebra a importância da autonomia e a identidade de cada comunidade escolar. Corrigir esse modelo é urgente e necessário”, ressalta o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão

PRAZO PARA ATUALIZAÇÃO DOS PPP E PPC – Durante a reunião, a direção estadual cobrou a necessidade de ampliar o prazo de entrega da reelaboração dos Projeto Político-Pedagógico (PPP) e das Propostas Pedagógicas Curriculares (PPC). Na orientação conjunta 004/2021, a SEED determina a entrega desta atualização até o final do primeiro semestre em curso. Foi pontuado a impossibilidade diante do quadro da pandemia e da sobrecarga das equipes pedagógicas. “É preciso garantir um debate adequado em cada unidade escolar e o tempo apresentado e exíguo . “Neste momento a prioridade tem que ser o estudante , a atualização dos documentos podem ser realizados mais tarde, as equipes pedagógicas estão sobrecarregadas”, salientou a secretária Educacional da APP-Sindicato, Taís Mendes. O diretor da Seed se comprometeu a debater o pedido de prorrogação com os departamentos que assinam a instrução e responder ao pedido da APP até a próxima segunda (24).

Participaram da reunião pela APP: Hermes Silva Leão, presidente; Marcia Oliveira, Secretária adjunta de municipais; Walkiria Mazeto, secretária de finanças e Taís Mendes, secretária de assuntos educacionais.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU