Direção da APP reúne-se com Secretário da Educação

Direção da APP reúne-se com Secretário da Educação


Nesta sexta-feira(23), uma comissão formada pelo presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, pela secretária de finanças professora Marlei Fernandes de Carvalho e pelo secretário de assuntos jurídicos professor Mário Sérgio Ferreira tiveram uma reunião com  o novo secretário de Educação, Fernando Xavier Ferreira. Além do secretário estavam presentes o  ex-secretario Paulo Schmidt, a chefe de Recursos Humanos Cyrce Bernadete da Silva e a Superindente Eliane Rocha.

Tratou-se de uma reunião inicial de apresentação em que a direção da APP reafirmou questões emergenciais da pauta. A comissão insistiu que o não pagamento de 1/3 férias e rescisão dos contratos PSS impactarão no início do ano letivo e cobrou uma manifestação do governo para os  próximos dias.

Outros itens cobrados: regularização do repasse do fundo rotativo, pagamento salarial do conjunto dos(as) servidores(as) no último dia útil do mês, repasse do auxilio alimentação para os(as) funcionários(as) de escola, pagamento das progressões e promoções de(as) professores(as) e funcionários(as) – cerca de R$ 70 milhões. Insistiu-se, ainda, no cumprimento do reajuste de salários dos(as) professores(as) conforme índice nacional de 13,01%.

Ao tratar de questões emergenciais de nossa pauta, a direção foi enfática em traduzir o quadro de descontentamento da categoria que vem desde o descumprimento de itens acordados durante a greve de 2014 – entre eles o projeto de pagamento por maior habilitação dos(as) PSS e contagem do tempo PSS para avanço na carreira dos(as) professores(as) efetivos(as), passando pelo pacotaço de final de ano – com a penalização aos(às) servidores(as) aposentados(as) que recebem acima do teto do INSS e agora, recentemente, os decretos assinados durante a posse do governador. Professor Hermes reiterou: “precisamos retomar o trabalho importante de comissões como do cargo de 40 horas, do concurso para funcionários e os debates acerca do novo modelo de atendimento à saúde”.

Posse dos(as) novos(as) concursados(as): houve a sinalização do secretário da efetivação da posse dos(as) novos(as) concursados conforme calendário previsto para o início do ano letivo. Em relação às ordens de serviço, foi insistido na possibilidade de sua oferta.

Por fim, a comissão reforçou ao novo secretário que o não cumprimento dos itens emergenciais da pauta instaurará na escola um clima desfavorável que se refletirá durante a semana pedagógica bem como no início das aulas. A categoria saberá avaliar estas questões durante a Assembleia do dia 7 de fevereiro em Guarapuava. Por isso insistiu na realização de outro debate nos próximos dias onde os itens aqui tratados e outros sejam retomados.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU