Direção da APP cobra da Seed definições sobre pauta dos(as) educadores(as) APP-Sindicato

Direção da APP cobra da Seed definições sobre pauta dos(as) educadores(as)

Nesta segunda-feira (19), dirigentes da APP-Sindicato estiveram reunidos(as) com representantes da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed/PR) com o objetivo de buscar respostas para dar início ao ano letivo e também um cenário pedagógico preestabelecido para a organização das escolas.

Confira os itens debatidos na reunião:

Prorrogação dos contratos dos trabalhadores(as) PSS – nesta terça-feira (20), a expectativa é de que o governo defina sobre a prorrogação dos contratos dos PSS, quando ocorre reunião do comitê de política salarial do governo do Estado.

Resolução da distribuição de aulas – Seed anunciou que deve ser publicada em janeiro de 2017, porém, com os mesmos critérios da resolução atual. A distribuição deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro.

Promoções e progressões de professores(as) e funcionários(as) – direção da APP voltou a cobrar o pagamento e implantação dos pagamentos imediatamente. Secretaria informou que está finalizando todo o processo para que seja possibilitada a parte técnica e operacional para a implantação em folha.

Convênios da educação especial – desde janeiro a diretoria da APP está neste enfrentamento e solicita o documento antes do fechamento dos convênios. A Seed se comprometeu a providenciar e está concluindo os termos de convênio que agora serão por escola e sem alteração dos termos anteriores.

Nomeação e posse dos concursados remanescentes de 2013 – de acordo com a Secretaria de Educação, o protocolo dessa nomeação com cerca de 330 professores(as) continua aguardando autorização da Secretaria da Fazenda.

Programas e projetos – a Seed afirmou que irá manter todos os programas e projetos ofertados em 2016 e que terão início no primeiro dia do ano letivo, exceto a Sala de Apoio e o Novo Mais Educação, que ficarão para abril por conta da vigência do prazo dado pelo governo federal.

De acordo com o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão,  a reunião foi no sentido de solicitar mais uma vez à Seed definições para o encerramento do ano letivo e início das atividades em 2017.  “Mostramos a nossa contrariedade pela demora de decisões em alguns pontos, como a prorrogação ou não dos contratos PSS, por exemplo”. Para Leão, os contratos já são precários e sua prorrogação é muito importante para os(as) trabalhadores(as). “Insistimos que já deveria ter tramitado o processo dos professores concursados. Além da nossa preocupação com os convênios da educação especial. Iremos acompanhar sobre a presença de professores e funcionários efetivos do Estado em escolas conveniadas para preservar os direitos destes trabalhadores “.

Participaram da reunião os(as) diretores(as) da APP-Sindicato, Hermes Silva Leão, Walkíria Olegário Mazeto e Mário Sérgio Ferreira de Souza.