Diocese Anglicana do Paraná apoio e solidariedade APP-Sindicato

Diocese Anglicana do Paraná apoio e solidariedade

Curitiba, 21 de novembro de 2020

Nós da comunidade da Catedral Anglicana de São Tiago, em Curitiba e da Diocese Anglicana do Paraná, prestamos o nosso apoio e solidariedade à luta dos trabalhadores da educação pública paranaense.

Após consecutivos ataques por parte do atual Governo contra a escola pública: como o fechamento de turmas, a militarização das escolas, etc. vemos uma nova investida explicitada por meio do Edital 47/2020. O documento altera o processo de seleção de professores temporários, inclusive, exigindo neste momento de grave crise econômica o pagamento de taxa para serem avaliados.

Nos causa estranheza, que a realização do certame seja efetuada por empresa privada sem licitação, com um gasto de mais de 3 milhões de reais, quando as Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado possuem núcleos específicos para a realização de concursos e seleções dessa natureza.

Também consideramos absolutamente temerária a realização de provas presenciais envolvendo dezenas de milhares de candidatos, em um momento que o número de contaminações por COVID-19 segue crescente em todo Estado.

Apoiamos a luta dos professores pela revogação do edital, bem como da prorrogação dos contratos temporários de trabalho e a manutenção da renda desses milhares de trabalhadores, em um momento de pandemia.

Reforçamos os pedidos de inúmeras instituições com relação a necessidade de um novo Concurso Público, quando as questões sanitárias não mais impedirem a sua realização, mas com vistas a preencher de maneira efetiva as milhares de vagas existentes em todo o Estado, trazendo segurança aos educadores da continuidade de suas rendas e aos estudantes da continuidade do trabalho docente.

Permanecemos confiantes em nosso Senhor, que faz justiça aos oprimidos, que dá pão aos famintos (Salmos 146:7), apoiando os professores em greve de fome, em frente ao Palácio Iguaçu, na defesa de sua dignidade, de seu trabalho e da subsistência de suas famílias.

Comissão de Direitos Humanos da Paróquia de São Tiago e DAPAR

Naudal Alves Gomes