“Dinheiro esquecido”: saiba se você tem valores a receber e não caia em golpes APP-Sindicato

“Dinheiro esquecido”: saiba se você tem valores a receber e não caia em golpes

Banco Central orienta que não se faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores parados nas contas bancárias

O Banco Central tem cerca de R$ 6 bilhões disponíveis para saque por 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs de todo o Brasil. O volume total é gigantesco, mas a maioria das pessoas tem valores pequenos a receber.

Pior que se decepcionar com o valor é cair num golpe – e isso já está acontecendo. Veja aqui como consultar o Sistema de Valores a Receber (SVR) , solicitar valores e, principalmente, como não ser enganado.

> O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.

> Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

> O Banco Central não envia links nem entra em contato com as pessoas para tratar de valores a receber ou para confirmar dados. Não clique em links enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

> Outra recomendação do Banco Central é não responder mensagens recebidas por WhatsApp para resgatar valores esquecidos via PIX.

> Ninguém está autorizado a entrar em contato com os clientes em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

Saiba mais

Os saques estão liberados desde o dia 7 de março. Será permitido o saque dos recursos também pelos herdeiros e representantes legais dos falecidos.

Relatório do Banco Central mostra que 29,2 milhões de pessoas têm menos de R$ 10 para sacar e só 643.105 têm mais de R$ 1.000,01 esquecidos – 4,6 milhões de cidadãos têm entre R$ 100,01 e R$ 1.000. Os números são referentes ao total de contas – uma pessoa pode ter mais de uma conta aberta com dinheiro esquecido.

A consulta ao Sistema de Valores a Receber (SVR) foi reaberta na terça-feira (28) pelo Banco Central.