Dia do(a) Estudante também é dia de defender a escola pública APP-Sindicato

Dia do(a) Estudante também é dia de defender a escola pública

Manter direitos e lutar por uma escola pública de qualidade são alguns dos desafios que unificam profissionais da educação e estudantes

11 de agosto - dia dos(as) estudantes

A APP-Sindicato homenageia os(as) estudantes pelo seu dia – 11 de agosto! Em 1927 a data foi oficializada e reconhecida com sucesso. Quem acredita na educação e quer estar inserida nela em busca de conhecimento e aprendizados da escola para a vida e vice-versa. A verdadeira troca de ensinamentos.

O Dia do(a) Estudante destaca a importância e a necessidade dos estudos na vida de cada um(a). Todos(as) têm direito à educação, conforme Constituição Federal de 1988, Artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Assim, o investimento financeiro deveria proporcionar educação pública de qualidade para todos(as).

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, enfatiza que o Dia do(a) Estudante de 2020 é de resistência e de organização das lutas que estão em curso no país e no Paraná, deixando um recado a todos(as) os(as) estudantes – “O Sindicato procura manter um diálogo permanente com o movimento estudantil (através da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas – UPES) e estamos lutando por ampliação dos direitos na oferta de uma educação pública de qualidade. No atual momento, é preciso unir ainda mais os esforços – de professores, professoras, funcionários e funcionárias com estudantes -, para que possamos reverter o quadro de ataques aos direitos. Destacamos a dificuldade para a oferta da educação de jovens e adultos, do ensino médio regular noturno, da educação profissionalizante e de modalidades como a educação no campo”.

Você sabia que internacionalmente o Dia do(a) Estudante é comemorado em 17 de novembro? – A data simboliza a resistência estudantil da ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. A escolha do Conselho Internacional de Estudantes (atual União Internacional dos Estudantes) também é uma homenagem a um dos jovens participantes, Jan Opletal, que acabou indo a óbito em 11 de novembro de 1939.

Para ver e rever:

:: 29 – A Verdade Está Lá Fora