O Dia do(a) Diretor(a) de Escola (12 de novembro) é uma data especial para reconhecer e homenagear os(as) profissionais que cuidam das nossas instituições educacionais. Esses(as) profissionais são fundamentais para o sucesso dos(as) estudantes e do corpo docente, trabalhando incansavelmente para criar um ambiente de aprendizagem seguro, estimulante e inclusivo.
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Seja garantindo recursos adequados, apoiando o desenvolvimento profissional dos(as) professores(as) ou promovendo a excelência acadêmica, os(as) diretores(as) de escola desempenham um papel vital na formação de futuras gerações.
Neste dia expressamos nossa gratidão aos(às) diretores(as) de escola que inspiram, motivam e orientam com sabedoria e compaixão. Obrigado por tudo o que fazem por nossos(as) filhos(as), nossas comunidades e pela educação!
Diretores(as) de escola desempenham um papel fundamental na gestão e organização das escolas, mas questões como a tentativa de inserir outros profissionais que não são da educação no rol de educadores(as) têm dificultado o alcance da valorização profissional, com concurso público, piso salarial e formação continuada.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) avalia que um dos desafios centrais para a valorização profissional dos(as) educadores(as) é o cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que se atualizam no novo texto construído na Conferência Nacional de Educação (Conae 2024). Em específico, as metas 15, 16 17 18 19 e 20, que falam sobre a valorização profissional e orçamento público.
Neste ano tivemos um avanço: o Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria n.º 481, de 15 de maio, instituiu o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec).
Voltado para trabalhadores(as) da educação básica, o programa busca aprimorar a gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas, bem como melhorar os resultados de aprendizagem dos(as) estudantes.
A formação dos(as) profissionais compreende as dimensões pedagógica, pessoal, reacional, político-institucional e administrativo-financeira. Além disso, temas específicos relacionados aos desafios da alfabetização na idade adequada, da conectividade para fins pedagógicos e da educação/tempo integral para formação de estudantes serão trabalhados no programa.