Dia 8 de Março: legado de esperança e resistência na luta contra a desigualdade de gênero APP-Sindicato

APP-Sindicato homenageia o Dia Internacional da Mulher com aquele “Abraço”

Somos uma, somos duas, somos muitas! Mulheres que fazem e confiam que a evolução é contínua. Temos os mesmos direitos e deveres, pois acreditamos na igualdade de condições dos sexos, como a própria definição de feminismo. Dia 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, e a APP-Sindicato faz uma homenagem a todas as mulheres que se reconhecem como são. Valorizar-se!

“Algumas pessoas perguntam: ‘Por que a palavra feminista? Por que não só dizer que você acredita nos direitos humanos ou algo assim?’ Porque isso seria um jeito de fingir que não são as mulheres que têm, por séculos, sido excluídas. Isso seria uma forma de negar que os problemas de gênero afetam as mulheres.”

(Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana)

Assim, a APP-Sindicato destaca a defesa da vida e da vacina para todos(as). No dia 8, simbolicamente, acontece uma “intervenção silenciosa” para mostrar as violências sofridas pelas trabalhadoras da educação, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Confira algumas atividades que já foram realizadas em março e outras que ainda serão – pelas mulheres e para as mulheres, além de live, plenária e muito mais. As programações respeitam todos os critérios que a pandemia exige. Vidas importam, não se brinca com saúde e com educação.

Dia 4 – Mobilização nas redes sociais, com fotos, mensagens usando #MulheresNaLutaPelaVida, #VacinaParaTodaPopulação, #AuxílioEmergencial, #ForaBolsonaro

Sensibilização também com frases como “escola é lugar de aprender e não de contaminar” e “mulheres em movimento mudam a vida”.

Acesse o ManifestoMULHERES NA LUTA PELA VIDA!” e assine: https://forms.gle/j9gBVsnfMg5MBUEd7

Dia 7 – Sensibilização pelas mídias. Mulheres, educadoras, é hora de mostrar nas redes sociais o dia a dia do seu trabalho com fotos e relatos, às 14 horas.

🎬📽

Filme Abraço com lançamento internacional, dia 8, das 11 horas até 12h30, pelo canal da CNTE no Youtube (https://youtu.be/nniun7D7Ir4). A dupla/tripla jornada de trabalho assumida pelas professoras e professores e por dirigentes sindicalistas é um dos temas do filme. Uma história de ficção baseada em situações reais da luta de Ana Rosa – uma professora, mãe, líder sindical que tem que lutar contra a oposição e o machismo da família para liderar os professores em um importante movimento grevista.

Trailer oficial Abraço, assista aqui:

🎬📽

Educador(as) você exerce a sua função social? Reflita! De 8 a 12 de março acontecem debates virtuais com a comunidade escolar com material produzido pela APP (Jornal 30 de Agosto – Especial 8 de Março de 2021). Afinal, a escola deve ser uma instituição que promove a construção de conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os mais diversos preconceitos, pois a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos para promover o respeito entre as pessoas.

Conhecer faz bem e amplia os horizontes. Leia aqui:

>  A luta das mulheres tem um aliado na web. A Biblioteca Feminista disponibilizou 501 livros, artigos e teses sobre feminismo e a situação da mulher do mundo. O acesso é gratuito!

>  As 17 mulheres brasileiras que mais influenciaram o nosso país

>> Acesse a Revista Mátria 2021 em PDF