Dia 28 de Outubro justa homenagem aos(às) servidores(as) públicos(as) APP-Sindicato

Dia 28 de Outubro justa homenagem aos(às) servidores(as) públicos(as)

Prestar serviços com orgulho em atender a população

28 de Outubro comemora-se o Dia do(a) Servidor(a) Público(a), também conhecido como funcionário(a) público(a). Realmente é um trabalho diário executado para atender a sociedade e prestar serviços nas principais áreas de atendimento à população, como educação, saúde, segurança e outras.

A APP-Sindicato presta homenagem a todos(as) os(as) servidores(as), em especial, aos(às) professores(as) e funcionários(as) de escola. Nem tudo são livros e jalecos no meio do caminho, mas com certeza a lição do ensinar e aprender junto à comunidade é essencial e gratificante.

Na carreira dos(as) educadores(as) da rede estadual do Paraná alguns entraves burocráticos por conta de imposições do governo do Estado, somadas às do governo Federal. Mas, são profissionais da área que acreditam no poder da educação pública gratuita, laica e para todos(as). A APP representa a categoria há 71 anos e a luta continua linda, firme e forte. Resistir e escolher quem nos representa é o primeiro passo.

Um pouco de história

Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, e data surgiu pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil. Porém, foi em 11 de dezembro de 1990, no Artigo 236 da Lei nº 8.112, determinado oficialmente o Dia do(a) Servidor(a) Público(a) no Brasil. Sabe-se que desde o Império é que os(as) agentes do serviço público labutam para atender a demanda funcional, sendo que posteriormente à Proclamação da República, esse serviço passa a ser ainda mais imprescindível para manter a chamada organização administrativa. Você sabia que antes do Estatuto elaborado em 1990, os(as) servidores(as) eram chamados(as) de funcionários(as) públicos(as).