Dia 22: escolas terão aulas de 30 minutos e debates sobre conjuntura

Dia 22: escolas terão aulas de 30 minutos e debates sobre conjuntura


Na quinta-feira, dia 22 de setembro, as escolas da rede estadual de ensino do Paraná terão aulas de 30 minutos. O objetivo é que, após as aulas, a categoria promova debates sobre as conjunturas nacional e estadual com a comunidade escolar. Nacionalmente, a data foi indicada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) como ‘esquenta’ para a greve geral – de todas as categorias e em todo o país – contra a retirada de direitos da classe trabalhadora. A decisão da realização da greve parcial (aulas de 30 minutos) em vez de uma paralisação total foi definida na assembleia da APP-Sindicato realizada no último sábado, em Curitiba.

“Na assembleia, foram avaliadas três propostas: a de iniciar uma greve estadual a partir do dia 22; a de realizar uma paralisação total no dia 22 e a de realizar uma greve parcial, com aulas de 30 minutos, no dia 22. A maioria decidiu pela greve parcial. No debate, foi considerada a atual conjuntura no Estado, inclusive, os lançamentos das faltas. Também foi apontada a necessidade de preparação de toda a sociedade para a greve geral. Assim, no dia 22, discutiremos os possíveis projetos dos governos estadual e federal que representam riscos enormes ao povo, a exemplo da PEC 241, da reforma da previdência, a possível reformulação do ensino médio e outras medidas nocivas”, explicou o presidente da APP, professor Hermes Silva Leão.

A categoria também aprovou assembleia permanente (em que uma assembleia pode ser convocada em apenas 24h), caso as ameaças de retirada de direitos se confirmem em projetos de lei no Estado. Também decidiu pela participação da APP-Sindicato na greve geral nacional se esta for convocada diante da pauta que retira direitos da classe trabalhadora em nível nacional.

Além do jornal 30 de agosto especial que deve chegar às escolas nesta quarta-feira (21), confira abaixo outros materiais que disponibilizamos para o debate:

:: 30 de Agosto Especial
:: Panfleto para o debate do dia 22 de setembro
:: Vídeo com o professor Rafael Freire – Análise da Conjuntura
:: Vídeo com o professor Gaudêncio Frigotto – Reformulação do Ensino Médio
:: Vídeo com o professor William Nosaki – Ameaça aos direitos trabalhistas

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU