Desmonte ideológico do Inep e do Enem ameaça educação pública de qualidade

Desmonte ideológico do Inep e do Enem ameaça educação pública de qualidade

Realização do Enem está ameaçada com pedidos de demissão de 40 servidores(as) que apontam ingerência ideológica no órgão

Assédio moral, desmonte das diretorias, sobrecarga de trabalho e desconsideração dos aspectos técnicos nas tomadas de decisões levaram 40 servidores do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira a pedirem exoneração de seus cargos.

A APP-Sindicato se solidariza a esses(as) servidores(as) públicos(as) que tiveram a coragem de se posicionar, inclusive com sacrifícios pessoais, num momento de ataque ao trabalho fundamental do Inep para termos uma educação pública de qualidade no Brasil.

A saída coletiva do corpo técnico do Inep ameaça a realização do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, principal instrumento de acesso dos(as) estudantes às universidades, especialmente as públicas.

A APP denuncia que o Inep vem sofrendo com um processo de ataques do Governo Federal, com medidas conservadoras de orientação neoliberal que prejudicam as políticas educacionais, o funcionamento do Ministério da Educação e dos órgãos educacionais vinculados.

Alheio aos interesses da Educação, o governo Bolsonaro atua para impor sua agenda ideológica no Inep, que, além de realizar o Enem, tem a atribuição de produzir informações para aprimorar o ensino no País.

A APP apoia a nota da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação que condena a ingerência do Governo Federal e manifesta a necessidade de recompor o Inep, como fonte confiável para as políticas educacionais brasileiras.

A nota ressalta a necessidade de tranquilidade institucional para que os(as) servidores(as) desempenhem suas funções, sem ameaças e sobressaltos que comprometam a qualidade do seu trabalho e da atuação do Inep.

O apoio da APP se estende ao Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que também se posicionou contra a influência negativa do Governo Federal no Inep, cujos técnicos não foram ouvidos na elaboração do Enem.

O FNPE ressalta a importância de garantir que o Enem seja efetivado em condições técnicas e pedagógicas adequadas e que, desse modo, contribua para a democratização das oportunidades educacionais de acesso à educação superior no País.

 

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