Deputados(as) aprovam mais gratificações para o Judiciário

Deputados(as) aprovam mais gratificações para o Judiciário

Orçamento do Estado é "apertado", mas, novas verbas ao TJ e MP estão garantidas

Foto: Arquivo APP-Sindicato

Deputados(as) estaduais aprovaram gratificações a magistrados(as), promotores(as) e procuradores(as) nessa segunda-feira (02), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Serão aproximadamente R$ 8,9 milhões por ano saindo do orçamento do Estado para suprir o direito a até um terço a mais do salário desses(as) profissionais com a aprovação da criação e/ou aumento de gratificações pagas pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) e Ministério Público Estadual (MP/PR).

Após a votação favorecendo as gratificações, os dois projetos já podem ser enviados ao governo do Paraná para sanção. Será que se comprovará um favorecimento do que é prioridade à gestão do atual governador e de sua equipe? Porém, são argumentos contraditórios quando afirmam em diversas reuniões e entrevistas de conhecimento à comunidade de que é preciso cortar gastos para o equilíbrio e ajuste fiscal do Estado.

Novamente a APP-Sindicato destaca o que já tem mostrado constantemente sobre os cálculos e a matemática apresentados pela gestão administrativa que não conferem com os dados reais financeiros do Estado. O economista Cid Cordeiro já afirmou e reforçou em várias reuniões com a própria Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) de que o Estado não está com problemas financeiro e fiscal.

“Os números dos relatórios da Secretaria da Fazenda comprovam os dados. O gasto com pessoal não chegou a 49,60% e sim 45,13%. A receita cresceu 6% de ICMS e não menos 3%, dados até então mencionados pela Sefa”. Cid Cordeiro explica que sem os problemas financeiro e fiscal não existem outros impasses para a redução salarial dos(as) professores(as), assim como a questão da base de cálculo do teto do gasto.

Não é à toa que dirigentes do Sindicato –  e que também são servidores(as) do funcionalismo público do Paraná – questionam e reivindicam melhorias a todas as categorias, principalmente as de atendimento das necessidades básicas da população como a educação, a saúde e o transporte, por exemplo.

Ao fazer um paralelo, por que os(as) trabalhadores(as) do executivo sofrem com os cortes e o judiciário recebe aumento de verbas?

Confiram a votação de cada deputado(a) que você, cidadão(ã), ajudou a eleger e que realizaram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) duas sessões (ordinária e extraordinária):

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Gazeta do Povo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Gazeta do Povo

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU