Deputados farão substitutivo ao PL da eleição de diretores

Na manhã desta segunda-feira (21) a direção da APP-Sindicato, junto com o deputado estadual Professor Lemos (PT), se reuniu com os deputados Tiago Amaral (PSB), relator na Comissão de Educação do PL 631/2015, que dispõe sobre eleição de diretores(as) das escolas estaduais, e também com o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná. A direção reafirmou a posição contrária da categoria, conforme aprovada na  em Assembleia Estadual, ao Projeto de Lei enviado pelo  governo que foi considerado um retrocesso sobre o tema da gestão democrática, especialmente na forma de eleição de diretores(as).

Tanto o relator, quanto o líder do governo, informaram que juntos vão produzir um texto substitutivo à mensagem que foi enviada pelo governo do Estado.  Esse posicionamento dos deputados se deu graças ao debate feito na Audiência Pública, onde a APP-Sindicato, junto com demais deputados(as), movimentos sociais e a categoria, se colocaram contrários ao PL, já que representa um atraso que retira a autonomia das escolas na escolha do(a) diretor(a).

Os deputados também informaram o calendário de tramitação do Projeto: No dia 28 de setembro (segunda-feira) haverá uma reunião da Comissão de educação onde será apreciado o substitutivo dos parlamentares. A votação do Projeto de Lei será nos dias 05 a 07 de outubro. Nos próximos dias a APP vai passar novas orientações para as mobilizações da categoria para acompanhar a votação.