Debatendo o racismo com um bocado de cultura APP-Sindicato

Debatendo o racismo com um bocado de cultura

Separamos uma lista de filmes, documentários e livros que podem auxiliar no debate racial em sua escola, com familiares e amigos. Confira!

Filmes

Faça a coisa certa – (1989) – Spike Lee

O filme conta a história da tensão racial no distrito de Brooklyn (Nova York), que vem à tona num dia quente de verão e culmina em uma tragédia. Em 1999, o filme foi considerado “cultural, histórico e esteticamente significativo” pela Biblioteca do Congresso, sendo selecionado para preservação pela National Film Registry.

Preciosa – Uma história de Esperança – (2010) Lee Daniels

O filme conta a história de Claireece “Preciosa” (Gabourey Sidibe), uma jovem negra de 16 anos que luta para fugir de um ciclo de abusos familiares e encontar seu espaço na sociedade. O filme recebeu 7 indicações ao Oscar de 2010.

Marighella (2019) – Wagner Moura

O filme conta a história do revolucionário brasileiro, Carlos Marighella, que nos anos de chumbo lutou contra a ditadura militar no Brasil.

Branco Sai, Preto Fica (2014) – Adirley Queirós

O filme é uma mescla de ficção com documentário e conta a história de um grupo de jovens da periferia de Brasília que têm suas vidas marcadas após um acontecimento trágico.

Documentários

Olhos Azuis (1968) – de Jane Elliott

ganhador do Emmy, o documentário registra o experimento desenvolvido pela professora e socióloga estadunidense Jane Elliott. Durante duas horas, pessoas que têm olhos azuis são separadas dos demais e bombardeadas por um tratamento discriminatório e ofensivo normalmente reservado para minorias.

AmarElo (2020) – É Tudo Pra Ontem – de Emicida

Muito mais do que mostrar os bastidores de um show impecável no Theatro Municipal de São Paulo, o documentário resgata a importância e o legado da cultura e do movimento negro no país.

(trans)fobias (2014) – de Yan Teixeira

O documentário aborda as opressões diárias sofridas por pessoas trans e travestis. Vivências que raramente uma pessoa cisgênera enfrenta.

Olhos que condenam (2019) – Ava DuVernay

Cinco adolescentes do Harlem vivem um pesadelo depois de serem injustamente acusados de um ataque brutal no Central Park. Baseada em uma história real.

Livros

Mulheres, Raça e Classe (1981) – Angela Davis

Livro da lendária militante antirracista, o livro discorre sobre as relações entre opressão de gênero raça e classe, com base na teoria feminista-marxista.

Quarto do Despejo (1960) – Carolina de Jesus

O livro reproduz o diário de Carolina de Jesus, em que ela narra o seu dia a dia nas comunidades pobres da cidade de São Paulo. Em seu relato, ela descreve a dor, o sofrimento, a fome e as angústias dos favelados e mudanças pelas quais passavam as favelas neste momento.

Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) – Lima Barreto

Primeiro romance do jornalista e escritor Lima Barreto, o livro considerado autobiográfico, aborda as tensões raciais na época, as quais ainda se mantêm presentes no Brasil atual.

Ponciá Vicêncio (2003) – Conceição Evaristo

A obra narra a trajetória de Ponciá Vicêncio, uma mulher negra, desde sua infância até a idade adulta. A narrativa, feita em flashbacks, descreve a infância da menina na vila junto da mãe e do artesanato com o barro que elas fazem.

Podcasts

Mano a Mano – Com Mano Brown

Integrante do grupo de Rap Racionais MC e ícone da luta negra periférica, em seu podcast, Mano Brown entrevista personalidades brasileiras que marcaram a história do país.

Infiltrados no Cast – Com Ale Santos

O podcast de Ale Santos aborda discussões políticas, investigações históricas e contexto social dos acontecimentos mais relevantes em nosso país.

Diálogos com a Educação – Ep. Antirracismo, práticas discriminatórias e espaço escolar

No Podcast Diálogos com a Educação, a pesquisadora fala sobre diversos temas, como práticas discriminatórias, a negação do racismo, a lei 10.639/2003 (que obriga o ensino da história e da cultura afro-brasileira), além de problematizar questões relacionadas ao vitimismo e ao racismo reverso.

:: Leia mais:

:: Enegrecer a política: entrevista com a vereadora Carol Dartora
:: Pandemia de racismo: Covid-19 agravou disparidades raciais da saúde à educação
:: A luta da população LGBTi+ negra pela sobrevivência
:: Reforma do Ensino Médio e escolas cívico-militares ameaçam educação e autoestima de estudantes negros(as)
:: Debatendo o racismo com um bocado de cultura
:: Não basta não ser racista, é preciso ser Antirracista!