Data-Base: servidores(as) estaduais protocolam pedido de reunião com Ratinho Jr para apresentar reivindicações APP-Sindicato

Fórum das Entidades Sindicais pede também a composição de mesa de negociação das pautas apresentadas

O Fórum das Entidades Sindicais (FES), que conta com representação da APP-Sindicato, protocolou ofício ao governo do Paraná pedindo reunião com o governador Ratinho Jr para apresentar as reivindicações dos(as) servidoras(es). Sâo quatro temas centrais: Data-Base, contribuição previdenciária, assistência à saúde e concurso público.

Além da reunião com o governador, os(as) representantes do FES pedem também a composição de mesa de negociação das pautas apresentadas.

A principal reivindicação é o pagamento do reajuste salarial na data-base, que acontece em maio. O documento protocolado pelo FES destaca que a defasagem salarial de servidoras(es) pode chegar a 41,95% em maio. Já são quase sete anos sem zerar as perdas da inflação.

Outra pauta da campanha é acabar com o pagamento da contribuição previdenciária de aposentados(as) até o teto do INSS, no valor de cerca de R$ 7,5 mil. A proposta é que o desconto só incida sobre a parte do salário acima desse valor.

Melhorias no atendimento do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) e nas perícias médicas são outras necessidades urgentes dos servidores(as) públicos(as). A privatização dos serviços piorou o atendimento aos(às) trabalhadores(as).

A realização urgente de concursos públicos para todas as categorias de servidores fecha a lista de reivindicações que serão apresentadas a Ratinho Jr.

No documento, o FES, que representa mais de 20 sindicatos de servidores(as) estaduais, reafirma sua disposição para o diálogo, concluindo com a mensagem: “Um Estado forte só existe com um bom serviço público. Por sua vez, esse só existe com a valorização do trabalho dos servidores e servidoras. Para tanto, é necessário reposição de salário integral e melhores condições de trabalho”.

APP também busca mesa de negociação com a Seed

Além das pautas em comum com o funcionalismo, a APP-Sindicato busca estabelecer uma mesa com a Secretaria da Educação para debater a valorização da categoria.

A correção do Piso Salarial Nacional do Magistério – de 14,95% – na tabela salarial dos(as) professores(as) do Paraná, com a aplicação do percentual em todas as classes e níveis, está entre as prioridades da campanha salarial da APP-Sindicato, aprovada em Assembleia da categoria no último sábado (28). O reajuste beneficiaria também os(as) aposentados(as).

O Sindicato também defende a extensão do reajuste para os(as) funcionários(as) de escola, que não têm piso regulamentado por Lei nacional.

No dia 1º abril, deve ocorrer nova Assembleia Estadual para avaliar o andamento das tratativas com o Estado. Caso o governo não dê respostas à pauta de valorização, a categoria deve avaliar a construção de uma greve.