CUT Paraná eleita para o Conselho Municipal da Diversidade Sexual APP-Sindicato

CUT Paraná eleita para o Conselho Municipal da Diversidade Sexual

Grupo será responsável por elaborar e propor políticas públicas para o setor ficará até 2025

A CUT Paraná passará a ocupar uma cadeira no Conselho Municipal de Diversidade Sexual. A eleição foi realizada nesta quarta-feira (14) e o novo grupo será responsável por elaborar e propor políticas públicas LGBTQIA+ para o setor ficará até 2025.

“Foram muitos anos de luta para conseguir que o conselho, definitivamente seja acolhido. Nós do movimento LGBTQIA+ e ocupamos esse espaço. Agora pudemos realizar as eleições e garantir a participação dos movimentos sociais. Garantimos a nossa vaga a partir da defesa do professor Luizinho e vamos pautar a questão do mundo do trabalho desta parcela da população que fica à margem dos trabalhos formais e das suas garantias e direitos”, comentou Clau Lopes, coordenador Estadual do Coletivo LGBTQIA+

De acordo com ele, estes problemas são muitos. Uma pesquisa realizadas por Diesse mostrou que 54% das pessoas LGBTIQ+ não sentem-se seguros para falar sobre sua orientação sexual no trabalho, outros 61% não assumem sua orientação ou identidade de gênero e 35% já sofreram algum tipo de preconceito ou discriminação.

“Nós da CUT Paraná estamos presente em Todos os Conselhos por que entendemos que são arenas de decisão política. Estar presente no Conselho de diversidade Sexual de Curitiba reafirma o compromisso da CUT com a construção de políticas afirmativas para a população LGBTQIA+”, completou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

Além da CUT, outras entidades compõem o conselho. A articulação Brasileiras de Gays, Dom da Terra, Liga Brasileira de Lésbicas e Grupo Dignidade compõem as vagas efetivas. Como suplentes estarão representantes do SISMUC, da APPAD, da Aliança Nacional LGBTI+ e IBDSEX.

MENU