Curta paranaense sobre agroecologia é finalista em concurso internacional

Curta paranaense sobre agroecologia é finalista em concurso internacional

Vídeo destaca modelo de agricultura mostrado na Jornada de Agroecologia que acontece neste fim de semana em Curitiba

Foto: Reprodução YouTube

De hoje (29) até domingo (1º), o centro da capital paranaense é palco da 18ª edição da Jornada de Agroecologia. Do Paraná para o mundo, esse modo de cultivar a terra e produzir alimentos sem agrotóxicos também é um dos destaques de um concurso internacional de vídeos.

O curta-metragem “O que é Agroecologia”, dos(as) jovens Rafael Forsetto e Kiane Assis, Brasil, é finalista do Concurso Global de Vídeos Juvenis da “tve biomovies”. Em apenas três minutos, o vídeo mostra como integrantes do assentamento do Contestado, localizado na zona rural do município de Lapa, região metropolitana de Curitiba, contribuem para combater as mudanças climáticas e manter a biodiversidade.

ONU

A competição tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e o trabalho de Rafael e Kiane concorre na categoria “Soluções baseadas na natureza para alimentos e saúde humana”. Para votar, basta assistir ao filme, disponibilizado na página do concurso no YouTube. Cada visualização é um voto.

Se vencerem, eles vão participar da Conferência do Clima, no Chile em dezembro, como repórteres jovens. Como finalista, o vídeo também será exibido durante a Cúpula do Clima em Nova York, em setembro.

Saiba mais: Começa hoje(29) a 18ª Jornada de Agroecologia

Assentamento

O assentamento do Contestado, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), segundo o vídeo, possui 150 famílias que produzem alimentos sem agrotóxicos, por meio de sistemas agrícolas que utilizam os recursos naturais sem desmatar.

O curta mostra também a preocupação dos(as) produtores(as) em compartilhar a experiência. No local existe a Escola Latino Americana de Agroecologia, criada em 2005. A iniciativa funciona em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e já formou três turmas de tecnólogos.

Com informações de Rede Brasil Atual.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU