Cursos técnicos: terceirização para a Unicesumar ameaça empregos de PSS e qualidade do ensino APP-Sindicato

Empresa se apropria de matriz elaborada por educadores(as). Governo alega que não há profissionais capacitados(as), mas a mentira tem perna curta

O ano letivo mal começou, mas o Novo Ensino Médio já mostrou a que veio. A Secretaria da Educação impediu professores(as) de pegar aulas no primeiro ano dos Cursos Técnicos que serão assumidos pela Unicesumar.

A categoria está revoltada. Professores(as) PSS, em especial, podem ficar sem emprego em um curto espaço de tempo.

“Eu só consigo pegar aulas no remanescente do curso antigo. Ainda há duas turmas, uma que finaliza em 2023 e outra em 2024. Depois disso, não tenho mais perspectivas na rede”, conta um professor PSS do curso integrado de Informática do colégio Antonio Fransico Lisboa, de Sarandi, única escola do NRE de Maringá a ofertar o integrado.

O colégio é conhecido pela excelência do curso, com projetos premiados e diversos alunos(as) empregados(as) em empresas da região. O trabalho dos(as) educadores(as) tem o reconhecimento da sociedade, mas não do governo Ratinho.

Dupla privatização

Em matéria publicada pela Agência Estadual de Notícias em janeiro, a Seed afirma que “a parceria se deve à dificuldade de encontrar profissionais habilitados para trabalhar os componentes específicos desses cursos técnicos”. Contudo, a mentira tem perna curta.

Desde 2019, professores(as) do colégio de Sarandi trabalham para criar o curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, que substituirá o curso de Informática na nova matriz. Três anos dedicados a estudar, formular e implementar o currículo, incluindo consultas a universidades e empresas locais.

Quando chegou a distribuição de aulas, os(as) educadores(as) descobriram que foram usados pelo Estado. O golpe é resumido por uma professora QPM de outra cidade, cuja mensagem reproduzimos abaixo omitindo informações a pedido da fonte.

A Unicesumar assumirá as turmas das novas disciplinas, privatizando a tecnologia de ensino desenvolvida por quem está em plenas condições de ministrar as aulas e recebe salários para tanto. Pior: nada garante que a universidade não utilizará a ementa elaborada pelos educadores(as) do Estado para lucrar vendendo cursos próprios.

Trata-se de um duplo desvio; o Estado entrega à iniciativa privada não apenas recursos financeiros dos cofres públicos, mas também a produção intelectual de servidores(as).

A apropriação indevida da construção curricular não tem preço, mas a terceirização das aulas, sim. A Unicesumar foi a única concorrente do pregão nº 980/2021, arrematando os 27 lotes por R$ 38,4 milhões.

Gambiarra pedagógica

Na prática, a sociedade pagará mais caro por uma gambiarra, que troca a interação entre estudante e professor(a) em sala de aula por teleaulas. Neste modelo, as escolas receberão uma TV e a Unicesumar contratará monitores com formação de Ensino Médio para mediar “a tecnologia”, que consiste na transmissão de aulas síncronas por professores(as) da empresa.

“Além da erradicação progressiva de carga horária disponível para os(as) professores(as), há muitos problemas do ponto de vista pedagógico”, avalia Vanda Bandeira Santana, secretária Educacional da APP. “Se é pela televisão, como haverá interação? Será possível tirar dúvidas? Se o aluno falta, como tem acesso ao conteúdo? Como serão as avaliações?”, questiona.

Há nove meses da eleição que pode tirá-lo do Palácio Iguaçu, Ratinho Jr acelera para fazer negócios onde for possível, com o desmonte do ensino público paranaense na ponta de lança da ofensiva empresarial.

No último sábado, a APP e um coletivo de educadores(as) organizaram uma reunião com professores(as) QPM, QUP e PSS prejudicados(as) diretamente pela terceirização. Sindicato e categoria constroem a resistência e estudam alternativas para combater o processo de privatização e precarização.

Orientamos que educadores(as) interessados(as) procurem a APP para se somar à luta.

>> Receba notícias da APP no seu WhatsAPP ou Telegram