As aulas virtuais do curso preparatório da APP bateram a marca de 55 mil visualizações no YouTube e no Facebook nesta quinta-feira (1º). O número de acessos é um reflexo da alta procura e do êxito do cursinho, iniciado em maio.
Com a proposta de levar um conteúdo dinâmico e fundamental para aqueles(as) que farão a prova, o curso preparatório contém seis módulos disponibilizados de forma gratuita nas redes da APP-Sindicato.
>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
O primeiro vídeo, publicado em 5 de maio, soma mais de 26 mil acessos no YouTube. A aula, ministrada pela pedagoga Aline Carissimi trata do tema Avaliação de Aprendizagem.
A professora de história Fernanda Carvalho é uma das 70 mil candidatos(as) que realizarão a prova no próximo dia 18. De acordo com a educadora, as aulas oferecem um bom suporte, já que os conteúdos trabalhados seguem os temas presentes no edital.
“As aulas têm me ajudado, pois são professores qualificados que sistematizaram o conteúdo e apresentam de uma forma didática e de fácil compreensão. Muitas dúvidas foram sanadas, pois os professores das aulas atenderam aos conteúdos do edital, e também colocaram algumas sugestões de como esse conteúdo pode ser cobrado na prova”, conta Fernanda.
Para Clau Lopes, um dos coordenadores(as) do Departamento de PSS e secretário executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+, o alto número de acessos reafirma a importância da decisão da APP em fornecer um curso gratuito para os(as) educadores(as), principalmente os(as) PSS.
“A APP se preocupou desde a publicação do edital em elaborar um curso preparatório que atende a todos e a grande visibilidade do curso reafirma a importância do segmento dos PSS”, reafirma Clau Lopes.
Fácil acesso
Na avaliação do coordenador do Departamento de PSS e secretário de Finanças da APP-Sindicato, Élio da Silva, o modelo facilita o acesso dos(a) educadores(as), que podem se programar para assistir às aulas.
“O curso ficou dinâmico e está acessível a todos, com isso as pessoas acabam tendo facilidade de acompanhar o conteúdo. Na correria do dia a dia, os educadores conseguem se organizar e acompanhar as aulas em momentos oportunos”, explica Élio da Silva.
A educadora Fernanda de Carvalho ressalta que as aulas virtuais são um trunfo para os(as) professores que já enfrentam uma jornada exaustiva e precisam de um material de apoio aos estudos.
“A iniciativa da APP é super válida, pois muitos candidatos do concurso já são professores da rede e estão trabalhando 40 horas, às vezes em várias escolas. Isso dificulta ter tempo para se dedicar aos estudos. Então esses momentos de estudos são fundamentais para garantir uma boa nota na prova. As minhas expectativas para a prova são boas, no sentido das aulas terem contribuído”, completa a educadora.
A próxima aula será publicada nesta sexta-feira (2) e trará dicas para a prova discursiva com a Professora e secretária Executiva de Comunicação da APP, Cláudia Gruber.
Confira abaixo as aulas já disponíveis:
Aula 1: Avaliação de Aprendizagem
Aula 2: Estatuto da Criança e do Adolescente
Aula 3: Gestão da Sala de Aula
Concurso Público
Os(as) mais de 76 mil candidatos(as) inscritos(as) vão concorrer a 1.256 vagas, sendo 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). As provas objetiva e discursiva estão marcadas para o dia 18 de junho e serão aplicadas em Curitiba e em mais 29 cidades do estado.
>> Acesse aqui a íntegra do edital
A prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo oito sobre conhecimentos didáticos e duas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 20 questões de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva terá uma questão sobre conhecimentos específicos relacionados ao cargo pretendido. O cronograma do concurso informa que os endereços e o horário das provas objetiva e discursiva serão divulgados no dia 12 de junho.
Os(as) aprovados(as) nesta primeira etapa passarão por prova prática, de caráter classificatório e eliminatório. As duas fases finais são prova de títulos (classificatório) e avaliação médica (eliminatório).
Para outros detalhes, como o conteúdo programático e os critérios de correção das provas, os(as) candidatos(as) devem consultar o edital com seus anexos, disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Em caso de dúvidas, os canais para contato com a empresa responsável pela organização e realização do concurso são o e-mail [email protected] ou o telefone (11) 4788-1430 das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
:: Leia mais:
:: Inscrições do concurso para professores(as) e pedagogas(as) da rede estadual são homologadas
:: Concurso da educação no Paraná tem concorrência de vestibular de medicina
:: Planejamento e plano de aula são temas da quarta aula do cursinho da APP