Curso de introdução à produção audiovisual para PCDs na Unespar está com inscrições abertas

Curso de introdução à produção audiovisual para PCDs na Unespar está com inscrições abertas

A iniciativa é promovida pelo Curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR e oferta 20 vagas

A graduação de Cinema e Audiovisual da UNESPAR está com inscrições abertas até dia 25 de outubro para o curso de Introdução à Produção Audiovisual para Pessoas com Deficiência Motora/Sensorial. Para participar, o(a) interessado(a) deve se inscrever por meio deste link.

Os cinco encontros, que acontecerão presencialmente, irão ocorrer às quartas-feiras — nos dias 01/11, 08/11, 22/11,  29/11 e 13/12 — das 13h30 às 17h, no campus do Curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR (Rua Salvador Ferrante, n.º 1651, bairro Boqueirão, Curitiba).

O curso contará com 20 vagas, com 50% delas reservadas para pessoas com deficiências motora ou sensorial. As vagas restantes serão destinadas aos(às) acompanhantes dos(as) alunos(as) com algum tipo de deficiência.

De acordo com Odair Rodrigues, estudante de Cinema e Audiovisual na UNESPAR e coordenador do curso, a proposta do curso tem em vista reverter uma lógica anti-pluralista na indústria do cinema. 

“Existem muitas produções cinematográficas representando pessoas com deficiência, mas são raras as vezes em que PCDs são escalados(as) para dirigir os filmes. Por isso, nesse projeto de extensão, que também motivará o meu trabalho de conclusão de curso (TCC), além de buscar incluir PCDs na direção de curtas e longas-metragens, desejo trazer esse debate para a academia”, complementa o coordenador.

O curso se baseia também na metodologia de Paulo Freire, em que o(a) professor(a) está em igualdade com o(a) aluno(a), já que ambos são peças fundamentais no aprendizado. “Nós [professores] também temos as nossas limitações e, por isso, nesse processo de escuta, desejamos entender as dinâmicas individuais de cada aluno, considerando as suas deficiências”, explica Odair.

MENU