Curso de especialização em ensino de línguas estrangeiras modernas da UTFPR está com inscrições abertas até fevereiro de 2024 APP-Sindicato

O curso é online e possui uma taxa de inscrição de R$ 50,0

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, está com processo seletivo aberto para o Curso de especialização em ensino de línguas estrangeiras modernas: docência, contextos e desafios da turma de 2024. As inscrições acontecem até o dia 02 de fevereiro de 2024, por meio deste link.

O curso será ministrado por meio de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), de nível Lato Sensu, e busca qualificar professores(as) de diversas línguas estrangeiras (alemão, espanhol, francês, inglês, japonês, italiano, entre outras) que estão atuando em sala de aula, ou não.

O público alvo é quem já possui uma graduação em qualquer área, que se interessam pela  docência e quer se aperfeiçoar no campo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira.

A carga horária total do curso é de 360 horas/aula, iniciadas a partir do dia 22/02/2014 e com fim em 10/12/2024, sendo que as aulas são ministradas nos seguintes horários: às terças-feiras das 19h às 21h05 (aulas síncronas) e às quintas-feiras das 19:00 às 21:05 (aulas síncronas). Como a carga horária do curso é de 10h semanais, 5h serão de aulas assíncronas com atividades propostas pelos professores do curso.

O curso oferece 50 (cinquenta) vagas para concorrência pública. A turma será aberta se houver no mínimo 45 candidatos selecionados com matrícula confirmada.

No momento da inscrição, o(a) futuro(a) aluno(a) deve anexar no formulário os seguintes documentos: cópia autenticada do RG e CPF, diploma de graduação de curso superior contendo a data de colação de grau e legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), histórico escolar do curso de graduação; curriculum vitae; e comprovante de residência (com data máxima de três meses após vencimento). Para mais informações sobre os documentos, confira o edital, por meio deste link.

O processo seletivo possui 2 fases, sendo elas a análise do Curriculum Vitae ou Lattes no que diz respeito a experiência em cursos na área de ensino de línguas estrangeiras modernas e análise do histórico escolar da graduação. O resultado do processo será postado no dia 05/02/2024, por meio deste link

Em seguida, o(a) candidato(a) deverá entregar (presencialmente ou pelo Correio), entre os dias 08/02/24 e 09/02/24, os documentos descritos no edital na sede da UTFPR – Campus Curitiba – DALEM/Especialização, no endereço: Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças, Curitiba-PR – 80.230-901. A matrícula possui uma taxa de R$ 350,00 e deverá ser paga pelo(a) aluno(a) aprovado(a) até dia 9 de fevereiro de 2024.

Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelo telefone (42) 3310-4999, ou pelos e-mails da secretaria de curso ([email protected]) ou da coordenação ([email protected]).

Especialização (CELEM)

O Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), ofertado pelo Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM), tem como público alvo profissionais da área de ensino de línguas estrangeiras modernas e áreas afins. Seu objetivo é especializar pessoas para atuar no Magistério, aprimorando e ampliando os conhecimentos adquiridos durante a graduação sobre o ensino de Línguas Estrangeiras.

O Curso de Especialização prepara profissionais, graduados em Letras ou não, que atuam ou pretendem atuar na área do ensino de línguas estrangeiras e que querem aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos e metodológicos. O curso proporciona ao profissional um melhor desempenho na sala de aula, seja no contexto da escola pública, particular ou centros de idiomas.