Faltando poucos dias para as provas do concurso público da rede estadual de educação, as aulas do Curso Preparatório oferecido pela APP já ultrapassaram a marca de 110 mil visualizações. O conteúdo está disponível gratuitamente na internet e a iniciativa do Sindicato é motivo de elogios da categoria.
“Aula excelente. Que didática impecável da Prof. Aline, obrigada por compartilhar seu conhecimento”. O comentário é da Pamella Sue Zaroski, no vídeo da aula sobre “Avaliação da Aprendizagem”. A opinião também foi compartilhada por outras pessoas, como o Ciro Ellenberger, que destacou a exposição clara e objetiva sobre o tema.
Já a Juliana Cristina de Mello, além de elogiar a iniciativa da APP, também lembrou sobre a importância de fortalecer a organização que representa os(as) educadores(as). “Muito bom APP. Se houver algum prof. não sindicalizado, bora sindicalizar!” disse.
Ver essa foto no Instagram
Disponível nos canais da APP no Youtube e no Facebook, o Cursinho Preparatório é composto por seis aulas que abordam temas constantes no edital. O conteúdo é ministrado de forma dinâmica e todos os vídeos contam com tradutor de libras. Confira nos links abaixo.
Aula 1: Avaliação de Aprendizagem
Aula 2: Estatuto da Criança e do Adolescente
Aula 3: Gestão da Sala de Aula
Aula 5: Dicas para a prova discursiva
Aula 6: As metodologias viabilizando a aprendizagem
Grande procura
Além da qualidade das aulas, outra hipótese para o sucesso do curso da APP é a concorrência do concurso. Com oferta de vagas muito abaixo da demanda, o certame registra índices altíssimos de até 466 candidatos(as) por vaga.
:: Leia também: Concurso da Educação no Paraná tem concorrência de até 466 candidatos(as) por vaga
Os dados reforçam a crítica da APP de que a quantidade de vagas abertas pelo governo é insuficiente para suprir as necessidades das escolas públicas paranaenses. Os(as) mais de 76 mil candidatos(as) inscritos(as) vão concorrer a 1.256 vagas, sendo 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as).
O último concurso público para a rede estadual de ensino, realizado há 10 anos, disponibilizou mais de 10 mil vagas. Ainda de acordo com o Sindicato, a demanda atual é estimada em cerca de 20 mil educadores(as), ou seja, 17 vezes maior que o número de vagas ofertadas.
Provas
As provas objetiva e discursiva estão marcadas para o dia 18 de junho e serão aplicadas em Curitiba e em mais 29 cidades do estado. A prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo oito sobre conhecimentos didáticos e duas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 20 questões de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva terá uma questão sobre conhecimentos específicos relacionados ao cargo pretendido. O cronograma do concurso informa que os endereços e o horário das provas objetiva e discursiva serão divulgados no dia 12 de junho.
Os(as) aprovados(as) nesta primeira etapa passarão por prova prática, de caráter classificatório e eliminatório. As duas fases finais são prova de títulos (classificatório) e avaliação médica (eliminatório).
Para acesso a íntegra do conteúdo programático e os critérios de correção das provas, os(as) candidatos(as) devem consultar o edital com seus anexos, disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Em caso de dúvidas, os canais para contato com a empresa responsável pela organização e realização do concurso são o e-mail [email protected] ou o telefone (11) 4788-1430 das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
:: Saiba mais