Curitiba receberá Seminário sobre "Concepção de Estado e Previdência"

Curitiba receberá Seminário sobre “Concepção de Estado e Previdência”


O Seminário “Concepção de Estado e Previdência”, é parte das ações do “Formigueiro”, proposta da Política Nacional de Formação da CUT, que dialoga com sindicatos, universidades e movimentos sociais. Acontece em três cidades do Paraná, com a estratégia de descentralização, para que possibilite ampla participação da comunidade.

Objetivo: debater com os trabalhadores e trabalhadores a conjuntura atual, aprofundando o tema previdência. Destaca-se a necessidade de alertar a classe trabalhadora para os ataques aos direitos já conquistados e as perdas que estão sendo impostas pela agenda neoliberal, instalada pelo golpe de Estado em curso.

 Programação 

Dia 16/07 (das 13h às 18h)
Local: Sintracon (Rua Trajano Reis, 540, 2º andar sala de treinamento|São Francisco)

13h30 – Mesa 01: Concepção de Estado: neoliberalismo, conjuntura e a questão da soberania nacional.

Vanda Santana: professora da Rede Pública do Paraná e Secretária Geral da APP-Sindicato. Licenciada em História e mestranda em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Fundação Perseu Abramo -Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FPA/FLACSO).

Robson Sebastian Formica (MAB): Formado em História e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

15h30 – Mesa 02: O ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários da classe trabalhadora

Arnaldo Vicente:  formado em História, professor da rede pública do Paraná, dirigente da APP-Sindicato e participante do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES).

Sidnei Machado (Advogado): especializado em Direito do Trabalho e Seguridade Social, professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e advogado do Escritório Sidnei Machado Advogados Associados.

 17h – Mesa 03: Desafios do movimento sindical e movimentos sociais na defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Eliana Maria dos Santos: doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora da rede pública e bancária. Dirigente da CUT Estadual e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC) e representante da Frente Brasil Popular

18h – Encerramento

As informações sobre inscrição e participação podem ser obtidas na sede estadual da CUT, em Curitiba.

 Editado de: CUT-PR

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU