Entre os dias 20 a 30 de agosto, professores(as) e funcionários(as) de escola de todo país, estarão em Curitiba para para debater o futuro da educação e da liberdade democrática diante do cenário político do país. A convocação dos coletivos foi feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
Programação – O encontro começa no dia 20 de agosto. Até dia 22, a Secretaria de Assuntos Municipais da CNTE estará à frente da oficina de trabalho com o tema “Planos de Carreira e Remuneração: estruturas de carreira e impactos financeiros”, de 20 a 22 do mesmo mês, na capital paranaense. “O objetivo é a leitura do orçamento, das planilhas de arrecadação dos municípios, e checar o que é destinado à educação. A proposta é municiar os sindicalistas para quando estiverem na mesa de negociação”, explica Cleiton Gomes, secretário da área na Confederação.
Já no dia 27 de agosto começa o Coletivo de Funcionários da Educação, sob a coordenação do professor José Carlos Bueno do Prado (Zezinho). A programação prevê a análise de conjuntura, com o presidente da CNTE Heleno Araújo, a exposição sobre o Seminário Internacional de Funcionários de Escolas da IE, com Guelda Andrade, secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, e Valdivino de Moraes, secretário executivo da CNTE. Além disso, haverá debates sobre a política nos estados e os desafios para o exercício da atividade profissional. A atividade dos(as) funcionários(as) termina no dia 28 de agosto.
As datas de 29 e 30 de agosto serão dedicadas às atividades do Coletivo de Combate ao Racismo, que terão como eixo norteador os “130 anos da não abolição”. O debate será em torno das perdas políticas da população negra diante das ações do governo antidemocrático do país. “Também teremos a apresentação do balanço da atuação de entidades como o Movimento Negro Unificado e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades. Abordaremos, ainda, as propostas para a reorganização dos núcleos para o enfrentamento diário do racismo nas escolas”, explica Iêda Leal, secretária de Combate ao Racismo da CNTE.
Editado de: CNTE