Crime eleitoral: paranaenses recebem SMS golpista de número utilizado por serviços do governo

Crime eleitoral: paranaenses recebem SMS golpista de número utilizado por serviços do governo

A APP-Sindicato orienta servidores(as) que receberam o SMS a efetuar denúncia ao Ministério Público Eleitoral.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

A denúncia circula desde a noite de sexta-feira (23) nas redes sociais. Paranaenses, incluindo servidores(as) públicos(as) da educação, receberam mensagens de cunho eleitoral e golpista via SMS. O remetente utiliza o mesmo número usado por serviços públicos digitais do governo do Estado, como o Detran e o PIÁ.

A quantidade de números afetados ainda é desconhecida, mas a ocorrência é grave. Disparos em massa sem consentimento dos destinatários são proibidos pelo Tribunal Superior Eleitoral desde 2021. O possível uso do banco de dados do Estado também é vedado pela Lei eleitoral.

Em nota, o governo afirma que “repudia qualquer tentativa de uso político ou manifestação antidemocrática e determinou à Celepar apuração célere junto a seus parceiros para responsabilização desse fato lamentável. O fato ocorreu a partir de uma empresa terceirizada e ela já foi notificada pela Celepar.”

A APP-Sindicato orienta servidores(as) que receberam o SMS a efetuar denúncia ao Ministério Público Eleitoral. Para tanto, acesse este link no site do TRE e preencha seu nome completo, e-mail e assunto, anexando imagens da mensagem recebida.

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU