Criar, cantar & encantar | APP-Sindicato

Criar, cantar & encantar

Nossa agenda de 2024, seguindo uma tradição que busca aliar calendário e cultura, traz como tema central a música, pois ela nos faz viajar, sonhar. Ela nos emociona, nos comove e nos move.  

Para escolhermos nossos e nossas artistas, emprestamos um termo do Português lá de Portugal: cantautor(a) que é o (a) artista que compõe e canta suas músicas. O termo é comum na Europa, sobretudo em países como Itália e Espanha, onde tal tradição tornou-se muito forte a partir dos anos 1960, como uma forma de resgate da tradição medieval trovadoresca, já que a característica dos(as) cantautores(as) é o caráter de suas canções, que possuem letras com temas voltados à crítica social, à política e às venturas e desventuras da vida, onde ocorre um destaque maior para a canção do que para a interpretação. 

Já aqui no Brasil, nosso contexto histórico, a força da interpretação aliada a um olhar crítico e particular sobre o mundo e a vida, faz os cantautores e cantautoras serem figuras ímpares no meio musical e, para nossa agenda 2024, adotamos o critério de termos exclusivamente cantautores e cantautoras, abrangendo um longo período histórico que começa com Chiquinha Gonzaga - uma artista que em sua época ousou, transgrediu, criou e cantou sua visão de mundo e da vida, e que até hoje nos encanta.

Janeiro


Fevereiro


Março


Abril


Maio


Junho


Julho


Agosto


Setembro


Outubro


Novembro


Dezembro


Isso vai fechar em 5 segundos

MENU