Coral da APP faz história com apresentação para celebrar 40 anos de criação

Coral da APP faz história com apresentação para celebrar 40 anos de criação

Presidenta do Sindicato, Walkiria Mazeto, saudou as integrantes do grupo com uma mensagem de agradecimento pela dedicação

Fotos: Louize Lazzarim | APP-Sindicato

O Coral da APP fez uma apresentação histórica na tarde desta segunda-feira (9) na Sede do Sindicato, em Curitiba, para celebrar os 40 anos de sua criação. 

A presidenta da APP, Walkiria Mazeto, saudou as integrantes do grupo com uma mensagem de agradecimento. “As vozes que antes se ouviam pelos corredores das escolas hoje são ouvidas entonando e multiplicando acordes. Nessa instituição septuagenária de luta e resistência que é a APP, somos também música há 40 anos”, disse.

A secretária de Administração e Patrimônio da APP, Nádia Brixner, também agradeceu às cantoras pela dedicação ao Coral. “Hoje estamos fazendo uma homenagem a essas mulheres. Temos três delas que estão desde o início e está chegando gente nova nessa beleza que é o Coral da APP”, disse.

O Coral tem 21 integrantes, a maioria professoras aposentadas. A regência é da maestrina Larissa Baldassarre Lourenço Vaz de Mello e o grupo tem também uma pianista, Elaine Pimentel.

Larissa está há 19 anos com o grupo. Ela lembra que nem a pandemia de Covid pôde destruir o coral.  “Muitos corais acabaram e ficamos com receio de que nosso coral também fosse acabar. Mesmo sem ensaiar, a gente se encontrava todas as segundas-feiras no horário do nosso ensaio, fazendo vídeo chamada pelo zap. Isso não deixou nosso coral morrer”, conta.

O Coral tem três integrantes que estão no grupo desde o início. Uma delas é Célia Barbosa da Silva, que atua como diretora executiva. Celia é coautora do Hino da APP, que compôs junto com a professora e poetisa Helena Kolody. “Eu me lembro que ela falava uma frase e eu entrava já em seguida, parecia que as rimas fluíam”, diz.

Célia é professora pedagoga aposentada e recorda com carinho de Helena, que foi professora dela, antes de serem colegas. “Até hoje quando a gente fala dela tem um respeito. Parece que ela é A mestra”, afirma. A veterana tem 87 anos de idade e espera poder ficar mais 40 anos no grupo. 

O Coral da APP foi criado em 1983 pelo maestro Mário Garau. O grupo favorece a socialização e a criação de laços de amizade entre seus participantes. Quem participa eleva sua autoestima por fazer parte de algo significativo e belo. 

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU