Contratos PSS: direção da APP pressiona governo pela imediata definição APP-Sindicato

Contratos PSS: direção da APP pressiona governo pela imediata definição

Angústia! É a palavra que resume o sentimento de milhares de trabalhadores(as) da educação temporários em mais um final de ano. O motivo? O silêncio do governo sobre se irá estender, ou não, os contratos de cerca de 22 mil professores(as) temporários(as) (PSS) que atuam na rede estadual de ensino. Em vista do cenário, a direção da APP-Sindicato voltou à Secretaria de Estado da Educação (Seed) e foi, também, à Casa Civil, para pressionar o governo a dar uma resposta. E de acordo com o chefe de gabinete da Casa Civil, Agostinho Creplive Filho, o assunto é item da pauta da reunião do Conselho de Gestão Administrativa e Fiscal do Estado que está acontecendo neste momento e que uma definição sobre o tema será anunciada, pelo governo, nas próximas horas.

Antes de acionar a Casa Civil, acompanhados pelo deputado estadual Professor Lemos, a APP foi à Seed para exigir uma resposta da secretária Ana Seres Comin. Recebidos pela chefa de gabinete da Secretaria, Creuza Borges Abdalla, e pela funcionária do GRHS da Seed, Regiane Mara Pinheiro, o sindicato foi informado que a secretária de Educação estava na Casa Civil, na reunião do Conselho. Durante a conversa, a Seed informou que os contratos dos(as) funcionários(as) de escola devem, de fato, ser encerrados em dezembro. A lei dos PSS impede a prorrogação dos contratos para além de dois anos, que é o caso dos(as) funcionários(as) de escola. Mas que os Núcleos Regionais de Educação (NREs) já estão fazendo levantamentos e a Secretaria abrirá, em janeiro, um novo processo de contratação.

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, relembrou a reunião realizada pela APP, acompanhada por dezenas de educadores(as) PSS, com a chefe do GRHS da Seed, Graziela Andreolla. “Naquele momento, foram feitos relatos da situação nas escolas e da preocupação vivida por estes educadores e educadoras. São pessoas que estão sofrendo com esta indefinição por parte do governo. Saímos daquela reunião com o compromisso, da Seed, de que haveria uma resposta em breve, mas, até o momento, isto não aconteceu. E isto é uma crueldade com estes trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou. Também na reunião com a Seed, a APP fez um relato sobre a questão dos(as) funcionários(as) de escola contratados através da Paranáeducação. Na segunda-feira (21), ocorrerá uma nova reunião para tratar da elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A APP reafirmou a importância da manutenção dos empregos dos 942 funcionários(as) que atuam no Estado há muitos anos.

Reforço – Durante a conversa na Casa Civil, o deputado estadual Professor Lemos falou a respeito do requerimento que apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta terça-feira. No documento, que foi aprovado por unanimidade, Lemos requer que fosse enviado ao governador Beto Richa um expediente solicitando a prorrogação dos contratos temporários para não acarretar danos ao funcionamento das escolas. “Visto que o ano letivo de 2015 vai até 19 de fevereiro de 2016 em boa parte dos colégios estaduais e, também, para que não cause prejuízo aos nossos educadores que ficarão demitidos em período de Natal e do Ano Novo”, argumentou o parlamentar no texto (clique aqui para ler o documento na íntegra).

Estavam nas reuniões os seguintes diretores da APP-Sindicato: o presidente da entidade Hermes Silva Leão, a secretária de Funcionários(as) Nádia Brixner, a secretária de Sindicalizados(as) Rose Mari Gomes, do secretário de Saúde e Previdência Ralph Charles Wandpap, do secretário de Política Sindical Arnaldo Vicente, da secretária de Gênero, Relações étnico-raciais e Direitos LGBT Elizamara Goulart e do secretário de Assuntos Municipais Celso José dos Santos.