Continuamos na greve! Impasses serão discutidos em novo debate

Continuamos na greve! Impasses serão discutidos em novo debate


Mais de seis horas de reunião dura, com momentos muito tensos. Foi assim o debate realizado, hoje (20), entre a direção da APP-Sindicato, o Comando de Greve Estadual e o secretário de Educação Fernando Xavier, que estava acompanhado de parte da sua equipe técnica. No final da tarde, o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, também participou da negociação. Na reunião foram obtidos avanços, mas continuam impasses consideráveis. Em virtude disso, a greve continua, bem como o acampamento em Curitiba e as atividades regionais.
Neste sábado (21), o Conselho Estadual da entidade e o Comando de Greve Estadual se reunirão na sede do sindicato, para analisar o cenário e definir como será a luta a partir de agora. Veja, a seguir, o que foi discutido e também os impasses que serão tratados em uma nova rodada de debate que ocorrerá, provavelmente, na segunda-feira (23), no período da tarde.
Reabertura de turmas – Segunda-feira, dia 23, à tarde, deve ser publicada nova normativa sobre a abertura de turmas. Ao enviar para os Núcleos Regionais de Educação (NREs) o pedido de reabertura de turmas, as direções devem enviar cópia do protocolo do pedido para a APP, no e-mail [email protected].
 
Porte de escolas – Seed informou que um novo porte será rodado obedecendo os mesmos critérios de dezembro de 2014. Isto significa que os números de funcionários(as), pedagogos(as), diretores(as) e diretores(as) auxiliares por escola continuam de acordo com regra do ano passado.
Programas e projetos – A comissão exigiu e o secretário garantiu que serão abertas salas de apoio e professores(as) que atuam no Sareh serão supridos. Também serão reabertas turmas do Celem com professores(as) Quadro Próprio do Magistério (QPM).
Fundo Rotativo – A Secretaria fará cota adicional para honrar pagamentos em atraso desde final do ano passado.
Rescisão PSS – O secretário Eduardo Sciarra confirmou o pagamento das rescisões para a próxima terça-feira(24). O objetivo do governo era pagar no final do mês, foi a nossa pressão que conseguiu adiantar um pouco mais a data de pagamento.
Agentes Educacionais I (PSS) – Segundo a Seed, 9.800 funcionários(as) que foram demitidos no final de janeiro serão readmitidos.
IMPASSE CONTINUA
Na próxima segunda-feira(23), uma nova rodada de negociações acontece para avançar nos seguintes itens:
Licença Especial – Exigimos a revogação da normativa que suspendeu as licenças para 2015.
 
PDE – Garantia de realização do PDE como já programado, para após agosto de 2015. Ontem, o secretário anunciou a suspensão do PDE para todo o ano.
 
Nomeação de 463 concursados – Este é o número de concursados que ficou fora do anuncio realizado pelo governador no início do ano. Solicitamos um novo decreto que contemple estes(as) profissionais.
 
Ordem de serviço – Solicitamos a liberação de ordens de serviço, principalmente aos novos concursados.
 
Licença para mestrado e doutorado – Solicitamos a liberação destas licenças que também estão suspensas temporariamente.
 
Distribuição de aulas para o PSS – Hoje há um descumprimento da instrução que regula a distribuição de aulas a professores(as) temporários que estão sendo obrigados(as) a pegar 26 aulas para efetivação do contrato. Exigimos que a estes(as) professores(as) possam atribuir menos aulas.
 
Nova distribuição de aulas – Para a reorganização da escola com novos concursados, mais PSS contratados e reabertura de turmas, será necessária uma nova distribuição de aulas.
 
Liberação programas ainda pendentes – Ficam pendentes programas como Mais Educação e Hora Treinamento e solicitamos também a reabertura destes programas.
Pagamento de atrasados – A comissão realizou um amplo debate sobre o pagamento de benefícios em atraso como progressões e promoções em atraso. O governo alega a falta de dinheiro para efetivar estes pagamentos imediatamente e se negou a estabelecer qualquer prazo saldar esta dívida.
Impasses para avançar
Suspensão da Licença Prêmio e do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2015

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