Conselho Fiscal garante transparência na prestação de contas da APP APP-Sindicato

Conselho Fiscal garante transparência na prestação de contas da APP

O Conselho Fiscal da APP tem o papel de examinar e fiscalizar a prestação de contas da entidade. Como aponta o estatuto do sindicato, ele é composto por nove integrantes eleitos(as) pela própria categoria, a cada três anos.

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, lembra a importância do Conselho para a transparência da prestação de contas da entidade. “O Conselho Fiscal da APP é composto por professores e funcionários de escola que acompanham desde a arrecadação, os gastos e prestação de contas do sindicato. Ele cumpre um papel importantíssimo, apresentando seu parecer sobre as contas depois de avaliar nota por nota, recibo por recibo, cada centavo que foi arrecadado e onde foi aplicado, para, assim, fazer avaliação de aprovação ou não das contas da APP”, explica.

Hermes destaca que a categoria reconhece a importância dos(as) conselheiros(as). “São todos eleitos de forma autônoma, independente das chapas que concorrem à eleição para as direções dos núcleos. São pessoas reconhecidas pelo seu histórico de lutas, pelo compromisso com a entidade. Além disso, contribuem no acompanhamento desse trabalho mais técnico e burocrático do sindicato”, conta.

Arrecadação – É feita por contribuição voluntária de professores(as) e funcionários(as) das escolas, sindicalizados à APP. Mensalmente professores(as) contribuem com R$ 44,59  e funcionários(as) com R$ 15,01 (agente educacional I) e R$ 22,54 (agente educacional II). Atualmente, a entidade tem aproximadamente 70 mil educadores(as) sindicalizados.

Contas aprovadas – A categoria tem a oportunidade de analisar e questionar as contas do sindicato através da assembleia. A última, realizada no sábado (02) analisou e aprovou por unanimidade as contas do ano de 2015.