Conselho Fiscal da APP: conheça quem são os(as) representantes e qual o papel do órgão

Conselho Fiscal da APP: conheça quem são os(as) representantes e qual o papel do órgão

Conselho Fiscal é responsável por zelar pelas finanças e o patrimônio da APP-Sindicato, além de fiscalizar a aplicação dos recursos

Foto: Beatriz Mangili / APP-Sindicato

Os recursos dos(as) sindicalizados(as) que se filiam à APP-Sindicato são acompanhados e fiscalizados pelo Conselho Fiscal da entidade ao longo do ano. A cada dois meses, o conselho se reúne durante três dias para verificar, assegurar e fiscalizar os gastos da entidade. Nesta sexta-feira (8), encerra-se mais um ciclo de fiscalização realizado pelo órgão.

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

Neste mês, a reunião foi convocada para analisar os Relatórios Mensais de Despesas (RMDs) do sindicato. Durante os trabalhos, o conselho revisa as prestações de contas da APP-Sindicato de forma geral, tanto da Sede quanto dos 29 Núcleos Sindicais. Cabe ao Conselho Fiscal verificar bimestralmente todos os documentos dos balancetes das Diretorias Estadual e Regionais, emitindo um parecer antes da próxima reunião e comunicando à Diretoria Estadual qualquer irregularidade, com recomendações de medidas corretivas, se necessário.

De acordo com a presidenta do Conselho Fiscal da APP-Sindicato, Cristina Mary da Silva, o papel do Conselho é garantir a transparência no uso dos recursos provenientes das contribuições dos(as) sindicalizados(as).

“Temos o dever de garantir a transparência e o uso adequado dos recursos, conforme previsto no Estatuto da APP-Sindicato, que determina que tudo seja documentado com clareza, para que todos saibam como o dinheiro é utilizado. Essa avaliação abrange desde a Sede e os Núcleos até as casas da APP e as colônias de férias”, explica Cristina.

Presidenta do Conselho Fiscal da APP, Cristina Silva | Foto: Beatriz Mangili / APP-Sindicato

Ao longo do ano, são realizadas seis reuniões ordinárias, e reuniões extraordinárias podem ser convocadas em qualquer mês, se necessário. O(a) presidente(a) do Conselho tem a autonomia de convocar quantas reuniões considerar necessárias. “Como em outubro não conseguimos fazer uma reunião ordinária, que acontece sempre nos meses pares, realizamos agora em novembro”, acrescenta.

Membros do Conselho

Saiba quem são os(as) nove conselheiros(as) titulares do Conselho Fiscal da APP-Sindicato (2021–2025):

Cátia Aparecida Basso
(NS Francisco Beltrão)

Professora aposentada com 33 anos de trabalho somando o exercício nas redes estadual e municipal. Formada em Geografia pela Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (FACIBEL), que hoje é a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atuante no seu Núcleo Sindical e, desde os anos 2000, transita nas secretarias da direção da APP.

Cristina Mary da Silva
(NS Cambará)

Professora na rede pública desde 1988, sendo concursada desde 1992, e aposentada em 2018. Formada em Educação Física pela antiga Faculdade de Jacarezinho, que hoje integra a UNOPAR. Com especializações em Educação Física Escolar e Gestão Escolar Pública. Representante da APP-Sindicato nas escolas em Santo Antônio da Platina – cidade de residência e de atuação profissional. Atualmente, presidenta do Conselho Fiscal da APP.

Elza de Fátima Dissenha Costa
(NS Metro Sul)

Professora aposentada há dois anos da rede estadual de ensino. Foram 22 anos no magistério público como professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa.
Formada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrado em Literatura da Língua Inglesa. Integra o Fórum Paranaense de EJA e realiza trabalho voluntário no Coletivo Marmitas da Terra do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Elizabete Luzia Garcia Amancio
(NS Curitiba Norte)

Mãe do Marcus Vinícius e militante das causas populares. É professora PDE pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), formada em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialização em Educação Matemática, Didática e Prática de Ensino e Tecnologias de Educação à distância (em instituições públicas). Foram 33 anos na educação pública. Lecionou nos últimos 17 anos no Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba. É representante de base do NSCN e ex-representante do Conselho Estadual da APP- Sindicato.

Joseval Basílio Pelisser
(NS Campo Mourão)

Pedagogo formado pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), tendo atuado no cargo de diretor de escola pública da rede estadual por 15 anos. Especialização em Psicopedagogia pela FECILCAM e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Casado com o Pedro, sua atuação é contínua junto aos movimentos sociais e às organizações populares.

Sebastiana Ruiz Garciao
(NS Campo Mourão)

Formada em Ciências pela Unipar (Universidade Paranaense) de Umuarama e Matemática pela Faculdade Estadual de Cornélio Procópio. Trabalhou durante 28 anos tanto na rede municipal quanto estadual, aposentando-se em 1995 como Professora de Matemática do Ensino Médio. Atua na APP desde 2005, tendo sido presidenta do NS de Umuarama por duas gestões (2008 a 2011 e 2013 a 2015). Também atua nos Conselhos Municipais da Mulher, do Idoso, do Trânsito, da Segurança Alimentar e da Saúde de Umuarama.

José Ueldes Camilo
(NS Paranaguá)

Professor licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranavaí (1974), e aposentado desde 2005. Começou no magistério lecionando Estudos Sociais na Escola Nova Boqueirão, em 1979 – hoje, o Colégio Estadual Professora Luiza Ross. Em 1980, foi aprovado em concurso público e assumiu 22 aulas de Geografia no Colégio Luiza Ross. Esteve na Direção Estadual da APP de 1988 a 1999, como Secretário de Administração e Patrimônio. Integrante do Conselho Fiscal da APP também na gestão anterior (2018-2021).

Marilene Aparecida Nunes
(NS Umuarama)

Professora aposentada formada em História pela Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama. Foram 30 anos na rede estadual paranaense, lecionando em Umuarama, sendo o último colégio, Vereador José Paulino, nas turmas do quinto ao oitavo ano. Militante da APP-Sindicato desde 1988. Hoje é representante de base do Conselho Estadual da APP, além de integrar a direção executiva do PT e do Conselho Fiscal da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Séforah Regeane Ferreira
(NS Ponta Grossa)

Mulher, mãe e professora QPM e PDE. Aposentada pelo Instituto de Educação de Ponta Grossa. São 32 anos de magistério. Trabalha no Colégio Estadual Polivalente de Ponta Grossa. Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com especialização em dança e ginástica para pessoas com deficiência. Exerce a militância desde que ingressou na área educacional.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU