Os recursos dos(as) sindicalizados(as) que se filiam à APP-Sindicato são acompanhados e fiscalizados pelo Conselho Fiscal da entidade ao longo do ano. A cada dois meses, o conselho se reúne durante três dias para verificar, assegurar e fiscalizar os gastos da entidade. Nesta sexta-feira (8), encerra-se mais um ciclo de fiscalização realizado pelo órgão.
:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram
Neste mês, a reunião foi convocada para analisar os Relatórios Mensais de Despesas (RMDs) do sindicato. Durante os trabalhos, o conselho revisa as prestações de contas da APP-Sindicato de forma geral, tanto da Sede quanto dos 29 Núcleos Sindicais. Cabe ao Conselho Fiscal verificar bimestralmente todos os documentos dos balancetes das Diretorias Estadual e Regionais, emitindo um parecer antes da próxima reunião e comunicando à Diretoria Estadual qualquer irregularidade, com recomendações de medidas corretivas, se necessário.
De acordo com a presidenta do Conselho Fiscal da APP-Sindicato, Cristina Mary da Silva, o papel do Conselho é garantir a transparência no uso dos recursos provenientes das contribuições dos(as) sindicalizados(as).
“Temos o dever de garantir a transparência e o uso adequado dos recursos, conforme previsto no Estatuto da APP-Sindicato, que determina que tudo seja documentado com clareza, para que todos saibam como o dinheiro é utilizado. Essa avaliação abrange desde a Sede e os Núcleos até as casas da APP e as colônias de férias”, explica Cristina.
Ao longo do ano, são realizadas seis reuniões ordinárias, e reuniões extraordinárias podem ser convocadas em qualquer mês, se necessário. O(a) presidente(a) do Conselho tem a autonomia de convocar quantas reuniões considerar necessárias. “Como em outubro não conseguimos fazer uma reunião ordinária, que acontece sempre nos meses pares, realizamos agora em novembro”, acrescenta.
Membros do Conselho
Saiba quem são os(as) nove conselheiros(as) titulares do Conselho Fiscal da APP-Sindicato (2021–2025):