Conselho Estadual de Educação determina abertura de novas matrículas dos cursos técnicos

Posicionamento do colegiado foi definido após a APP-Sindicato denunciar decisão unilateral da Seed de não abrir de novas turmas da modalidade

Ensino profissionalizante gratuito oferece oportunidade de continuidade dos estudos e de emprego - Foto: AEN

Uma deliberação aprovada pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR), nesta sexta-feira (17), determina a continuidade do primeiro semestre e abertura de novas matrículas dos cursos técnicos da Educação Profissional, ofertados pela rede pública estadual.

O posicionamento foi definido após a APP-Sindicato denunciar um comunicado divulgado pela Secretaria da Educação e do Esporte (Seed) com decisão unilateral de não abrir novas turmas no segundo semestre deste ano para os cursos subsequentes da modalidade.

A secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Taís Mendes, representante da entidade sindical no CEE-PR, comemorou o resultado da votação. “É uma boa notícia para a educação profissional, é uma boa notícia para a educação pública do Paraná”.

Taís acrescenta que, de acordo com a decisão do Conselho, a Seed também deverá “orientar as instituições de ensino quanto a reorganização curricular, reunindo e integrando de modo contínuo o período curricular ofertado no primeiro semestre de 2020”.

Sobre os cursos técnicos

Os 51 cursos técnicos da rede pública estadual do Paraná são gratuitos, contemplam diversos eixos tecnológicos e possuem carga horária mínima de 800 horas.

Além de proporcionar conhecimento para continuidade dos estudos, os cursos oferecem certificação técnica de nível médio para atuação profissional, contribuindo na conquista do primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com publicação do Governo do Paraná, em 2018 quase 18 mil estudantes concluíram a formação técnica em diferentes áreas nas escolas da rede estadual de ensino.

Leia também

APP-Sindicato defende matrículas e continuidade dos cursos técnicos

Saiba mais

Cursos técnicos gratuitos da rede pública estadual

Declaração de voto

declaracao-voto-deliberacao-03-20-cee